FARCs agradecem a Piedad Córdoba, ao governo Brasileiro e à Cruz Vermelha
- Detalhes
- Andrea
- 09/02/2009
Após o êxito nas operações de libertação de reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a senadora Piedad Córdoba recebeu mensagens de agradecimento da guerrilha. Ela participou das três etapas da libertação, que ocorreu durante a semana passada e que fez soltar seis reféns: três policiais, um militar, o ex-deputado Sigifredo López e o ex-governador Alan Jara.
Em sua mensagem, o comandante em chefe das FARC, Alfonso Cano, disse que "por cima dos obstáculos, calúnias e provocações oficiais, cumprimos nossa parte. Reitero nossos imensos reconhecimentos a seu compromisso pela convivência democrática, assim como aos ‘Colombianos Pela Paz’. Ao governo do Brasil e ao CICR nosso agradecimento. Devemos persistir na busca dos acordos sem esquecer nem um momento de Simon, Sonia e todos os nossos presos".
O comunicado do Secretariado do Estado Maior Central das FARC afirma que "ao libertar unilateralmente seis prisioneiros em nosso poder, honramos nossa palavra e o compromisso assumido ante a ‘Colombianos Pela Paz’". As FARC esperam que esse novo gesto contribua para abrir o caminho em direção a um acordo de intercâmbio obstruído pelo governo.
"Agradecemos ao governo do Brasil, a seu presidente Lula da Silva, seu fundamental apoio logístico no desenlace feliz desse acontecimento humanitário. Nosso reconhecimento também ao concurso internacional. A ‘Colombianos Pela Paz’, nossa voz de alento e nosso chamado a persistir na busca coletiva de uma saída política ao acordo humanitário e ao crucial problema da guerra e da paz", finalizam.
Publicado originalmente em Adital.