Correio da Cidadania

Simpósio traz debate sobre sociedade de vigilância para o Brasil

0
0
0
s2sdefault

 

As possibilidades técnicas de vigiar as pessoas nos dias atuais são cada vez mais amplas. Seja por meio de câmeras de vigilância, celulares, sistemas de GPS nos veículos, Internet e tecnologias de comunicação em geral, ou pela mera utilização do cartão de crédito, cada um de nós está cada vez mais sujeito a estar em situações nas quais outras pessoas, sejam de organismos públicos ou privados, podem saber sobre nossa rotina diária.

 

Em conexão com essas mudanças profundas, acontece o Simpósio Internacional e Interdisciplinar Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina, entre os dias 04 e 06 de março, na PUC do Paraná.

 

A conferência de abertura do evento, no dia 04 de fevereiro, está por conta do sociólogo David Lyon, da Universidade de Queen's. Ele é coordenador do projeto de pesquisas Surveillance Project (http://www.surveillanceproject.org/), editor da revista Surveillance & Society, e autor de vários trabalhos como "The electronic eye: the rise of surveillance" (Olho eletrônico: o aumento da vigilância).

 

O simpósio contará também com a presença de mais três conferencistas: Nelson Arteaga Botelho, da Universidade Autônoma do México e Luiz Antonio Machado, do Iuperj, ambos com conferências no dia 05, e do geógrafo David Murakami Wood, da Universidade de Newscastle (Inglaterra), no encerramento do dia 06. Além das conferências, o simpósio terá sessões para discussão de mais de 40 pesquisas e estudos reunidos sob os seguintes temas: "Crime, Espaço e Lugar", "Vídeo-vigilância", "Políticas públicas", "Culturas de vigilância", "Vigilância institucional", "Cidadania, comunidade e controle", "Sistema penal".

 

Dentre as apresentações de trabalhos vale destacar o da geógrafa e urbanista Hille Koskela, da Universidade de Helsinki, sobre um website temporário, o Texas Virtual Border Watch Program, no qual qualquer pessoa que quisesse poderia participar do controle de fronteira entre EUA e México, bastando registrar-se para ter acesso às webcams e sensores.

 

Estudos de Vigilância

 

Os chamados Estudos sobre Vigilância (Surveillance Studies) compõem uma área interdisciplinar de pesquisa que se dedica a refletir sobre a 'sociedade de vigilância'. Esse é um conceito que vem sendo desenvolvido, sobretudo, em países da Europa e América do Norte, e ainda é pouco observado ou explorado além dessas regiões.

 

A tentativa de reunir no Brasil pessoas que vêm pesquisando a vigilância na América Latina e no mundo tem como objetivo mais direto impulsionar essa área de pesquisa no país e região, além de sinalizar a necessidade de mais debates acadêmicos e políticos sobre o tema.

 

De acordo com um dos organizadores do evento, o arquiteto e urbanista Rodrigo Firmino, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, os estudos sobre vigilância ainda são bastante dominados por perspectivas do hemisfério norte, mas a vigilância tem se tornado um tema importante e tem merecido cada vez mais reflexão e avaliação por parte de diferentes áreas do saber em diversas partes do globo. "Os países do hemisfério sul também são lugares onde vigilância e controle social apresentam impactos diretos e viscerais, e que normalmente passam despercebidos no nosso cotidiano. Não podemos nos abster de debater sobre o assunto", destaca Firmino.

 

Serviço:

Simpósio Internacional e Interdisciplinar Vigilância, Segurança e Controle Social na América Latina

Data: entre 04 e 06 de março de 2009

Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba)

Auditórios 1 e 2, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (bloco vermelho)

Av. Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba, PR, Brasil

Mais informações sobre o evento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ou no site do evento: http://www.ssscla.com/


Comissão organizadora:

**Rodrigo Firmino [Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana , Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, Brasil]

**Fernanda Bruno [Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil]

**Marta Kanashiro [Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e Grupo Conhecimento, Tecnologia e Mercado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, Brasil]

**Nelson Arteaga Botello [Facultad de Ciencias Políticas y Administración Pública de la Universidad Autónoma del Estado de México]

**David Murakami Wood [Global Urban Research Unit, Newcastle University , Reino Unido]


Realização: Programa de Pós-Graduacação em Gestão Urbana e GTU-International (PUCPR)

Apoio: Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade federal do Rio de Janeiro, Revista Surveillance & Society, e Surveillance Studies Network

0
0
0
s2sdefault