Morre Tamás Szmrecsányi, expoente da luta brasileira pela Reforma Agrária
- Detalhes
- Gabriel Brito
- 20/02/2009
Faleceu nesta última segunda-feira, 16, o acadêmico Tamás Szmrecsányi, na cidade de São Paulo, vitimado por um câncer.
Compromissado com as causas sociais, o professor Tamás se destacou pela produção de diversos trabalhos sobre a realidade agrária no Brasil, tendo participado de variados projetos da ABRA (Associação Brasileira de Reforma Agrária).
Tendo atuado na Unicamp nos últimos anos, como professor de História Social da Ciência e da Tecnologia, sempre esteve ligado aos movimentos sociais, sabendo levar suas reivindicações e lutas para dentro do ambiente acadêmico.
Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1961), mestre em Economia pela New School for Social Research (1969), doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e pós-doutor pela University of Oxford (1990), no passado colaborou com o Incra de São Paulo e com o governo Franco Montoro, na área de energia.
Em 2007, concedeu contundente entrevista ao Correio da Cidadania, na qual criticava duramente as políticas de biocombustíveis incentivadas pelo governo brasileiro. Uma enorme perda para os que lutam por justiça social e de terras no Brasil, à qual o Correio da Cidadania presta toda sua solidariedade e reconhecimento.