CPT dá início a Jornada de formação dos Canavieiros na Zona da Mata de Pernambuco
- Detalhes
- Andrea
- 14/04/2009
A Comissão Pastoral da Terra, em conjunto com camponeses e camponesas de diversos assentamentos da Zona da Mata de Pernambuco deram início na tarde de hoje à Jornada de Formação dos canavieiros e canavieiras da região. A Jornada acontece ao longo de toda a semana e faz parte das ações que marcam o 17 de abril, Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.
As atividades de formação acontecerão em cinco municípios da Zona da Mata Norte do estado. Hoje (13), as ações acontecem em Macaparana; amanhã (14), no município de Ferreiros. Já no dia 15, as atividades acontecerão em Lagoa de Itaenga e, em seguida Chã de Alegria (16) e no distrito de Macujê (dia 17). Todos esses municípios são marcados pela concentração de terra, pelo trabalho degradante e pela devastação do meio ambiente, causados pelo modelo de produção do açúcar e do álcool no estado.
Os camponeses assentados e integrantes das equipes da CPT seguirão pelas ruas dos municípios e, através de um "porta a porta", entregarão materiais da campanha "De olho aberto para não virar escravo", além de outros materiais educativos preparados pela CPT. O objetivo da jornada é dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras rurais e com toda a comunidade local sobre os males causados pelo monocultivo da cana, as violações dos direitos trabalhistas e as formas de cobrá-los. A ação também é realizada para que os trabalhadores compartilhem experiências comuns e vislumbrem um novo modelo de desenvolvimento para Zona da Mata de Pernambuco, baseado na partilha da terra, com a realização da Reforma Agrária para produção de alimentos.
À noite, será exibido em cada município, o documentário "Do Bagaço à Liberdade". Produzido pela CPT e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, o vídeo retrata a transformação da vida de trabalhadores rurais, que antes eram submetidos ao regime de trabalho escravo no monocultivo da cana na zona da mata, mas que a partir da organização e luta pela Reforma Agrária hoje são trabalhadores rurais assentados.
Trabalho Escravo na Zona da Mata
Dados surpreendentes de trabalho escravo nas usinas de cana-de-açúcar foram divulgados nos últimos meses. Em fevereiro desse ano o Grupo Móvel de Fiscalização contra o trabalho escravo do Ministério do Trabalho realizou visitas em várias usinas e engenhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco e encontrou várias irregularidades. Na Usina Cruangi foram resgatados 252 trabalhadores rurais em regime de escravidão, dentre eles 27 menores de idade. Nas últimas semanas, a Comissão Pastoral da Terra tem recebido várias denúncias de desrespeito trabalhista envolvendo a Usina Cucaú, no município de Rio Formoso, zona da mata sul do estado.
Serviço:
O que?
Jornada de formação dos canavieiros e canavieiras da Zona da Mata de PE
Quando e onde?
Dia 13/04: Município de Macaparana
Dia 14/04: Município de Ferreiros
Dia 15/04: Município de Lagoa de Itaenga
Dia 16/04: Município de Chã de Alegria
Dia 17/04: Distrito de Mucujê
Hora: Todos os dias, a partir das 14h.
FONTE: Comissão Pastoral da Terra - NE II
Setor de Comunicação: (81) 9254.2212 / 3231.4445
Email : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço Web: http://www.cptpe.org.br/