Indígenas encerram acampamento Terra Livre com balanço positivo
- Detalhes
- Andrea
- 08/05/2009
Organizadores do 6º Acampamento Terra Livre, que aconteceu em Brasília (DF), avaliam como positivo o balanço do encontro. Aproximadamente 1,5 mil lideranças indígenas estiveram presentes. Em documento final, criticam a demora do governo com as causas dos povos indígenas e reafirmam a necessidade de se manter a luta por melhorias.
A saúde indígena foi um dos temas mais debatidos no Acampamento. O documento alerta para a importância de efetivar Grupos de Trabalho que concretizem a proposta de uma Secretaria Especial de Saúde Indígena.
O integrante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Sateré, disse que há um projeto de lei, realizado pelo deputado Aldo Rabelo (PCdoB), que retrocede o direito dos povos indígenas.
"O que estão querendo no Congresso Nacional são retaliações contra os direitos dos povos indígenas. E há uma inconstitucionalidade, uma troca de papéis, pois cabe ao Executivo definir a demarcação das terras indígenas e cabe ao Congresso legislar. Não é o papel do Congresso executar."
O documento também lamenta a discriminação e marginalização dos índios, além de ressaltar a importância dos indígenas para a construção nacional e preservação da natureza.
De São Paulo, da Radioagência NP, Ana Maria Amorim