Audiência pública contra a privatização das bilheterias do metrô
- Detalhes
- Andrea
- 25/08/2009
A iniciativa de realizar esta audiência pública partiu do Fórum em Defesa do Transporte Público e Contra as Privatizações, do qual o Sindicato dos Metroviários faz parte, junto com os sindicatos dos Ferroviários de São Paulo, da Sorocabana (Sinfer), da Central do Brasil e Condutores de São Paulo.
A necessidade de organizar estes trabalhadores surgiu depois que a prefeitura e o governo do Estado anunciaram seu projeto de entregar para a iniciativa privada todo o sistema de arrecadação do Metrô, CPTM, EMTU e SPTrans, ameaçando o posto de trabalho de milhares de funcionários, bem como a qualidade do transporte público.
Além disso, o governo do Estado investiu em bilheterias blindadas e modernização de equipamentos, para dar todo este sistema a preço de banana para que uma empresa privada opere.
Contra esta medida, representantes dos movimentos sociais e de parlamentares do PCdoB, PT e PSOL também estão mobilizados e participarão da audiência pública. Para completar, o Fórum realizará panfletagem junto à população para denunciar mais esta entrega do patrimônio público para a iniciativa privada.
O Sindicato dos Metrobviários reforça a importância da participação de toda a categoria para pressionar e protestar na audiência pública, com destaque para o pessoal das estações. Participe desta luta em defesa dos transportes públicos, contra as privatizações.
Manutenção da CPTM também poderá ser privatizada
O Fórum em Defesa do Transporte Público e Contra as Privatizações também está mobilizado contra a entrega dos serviços de manutenção da CPTM à iniciativa privada. A abertura dos envelopes desta concessão acontecerá no dia 08/09, terça-feira. Em breve o Fórum divulgará as atividades de mobilização contra mais esta privatização.
Fique atento!
Fonte: Sindicato dos Metroviários de São Paulo.