Assembleia Geral da ONU vota pelo fim do embargo a Cuba
- Detalhes
- Andrea
- 29/10/2009
O fim do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos a Cuba foi exigido por 187 dos 192 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), em Assembleia Geral na quarta-feira (28). Esta não é a primeira vez que a esmagadora maioria dos países se posiciona favorável ao fim do embargo que já dura mais de 50 anos.
Além dos Estados Unidos, Israel e Palau votaram pela continuidade do bloqueio estadunidense. As Ilhas Marchall e Micronesia se abstiveram na votação. Há 18 anos, Cuba pede o fim do embargo que já representou à ilha, segundo estimativas de economistas cubanos, um prejuízo de US$ 93 bilhões – o equivalente a cerca de R$162 bilhões.
Durante a campanha eleitoral, o presidente estadunidense Barack Obama prometeu uma política de reaproximação com Cuba. No entanto, ele tem se posicionado pela manutenção do bloqueio. O peso eleitoral dos exilados que vivem nos EUA obrigaram a Obama conceder o fim das restrições às viagens e a remessa de dinheiro aos familiares que vivem na ilha.
O fim do embargo depende da aprovação do Congresso estadunidense, já que o bloqueio foi transformado em lei na década de 1990. Cuba tem 11,4 milhões de habitantes e ocupa a 51ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.