Movimentos sociais propõem candidatura de Fidel Castro para Nobel da Paz 2010
- Detalhes
- Andrea
- 02/12/2009
Cidadãos, movimentos sociais, culturais, universitários, representantes de direitos humanos e políticos da Argentina e outros países do mundo estão organizando uma petição para a Academia de Oslo, propondo a candidatura do cubano Fidel Castro para o Prêmio Nobel da Paz 2010.
Os peticionários destacam os avanços de Cuba durante a presidência de Fidel Castro, até julho de 2006, mesmo em meio ao bloqueio estadunidense ilegal que já dura 47 anos, sobretudo na saúde, com a drástica diminuição da mortalidade infantil e o fortalecimento da indústria biotecnológica, e na educação, com a matrícula escolar que abarca praticamente 100% da população, que possui altíssimo nível cultural.
Fidel também realizou contribuições para um mundo de paz, com a contratação de médicos e exércitos de "batas brancas", professores, educadores, esportistas e artistas, que eram e até hoje são enviados a países que firmam convênios de solidariedade com os cubanos, como no processo que extinguiu o analfabetismo na Bolívia e na Venezuela nos últimos anos.
Os que desejam demonstrar seu apoio podem enviar mensagens de confirmação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Fonte: Adital.