Correio da Cidadania

Mudança climática levará um bilhão a migrações, revela relatório

0
0
0
s2sdefault

 

A mudança climática deve levar até um bilhão de pessoas a deixarem suas casas nos próximos quarenta anos. A conclusão é de um estudo, divulgado nesta terça-feira (08), pela Organização Internacional para a Migração (OIM). O relatório é lançado no segundo dia da conferência climática da ONU (Organização das Nações Unidas) que acontece em Copenhague, na Dinamarca, e busca um acordo global para reduzir o aquecimento no mundo.

O estudo também estima que 20 milhões de pessoas já ficaram desabrigadas em 2008 por causa de desastres naturais, que devem se agravar devido à mudança climática. O diretor de campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão, falou sobre as migrações forçadas.

"Quando você fala do deslocamento de massas de população, você está falando de dor, de sofrimento, de pessoas que vão largar sua tradição, de quem vai abandonar sua família. Serão famílias partidas."

Além disso, a pesquisa da OIM faz o alerta de que a maioria dos "refugiados climáticos" vai para cidades já superpopulosas, aumentando a pressão principalmente sobre países pobres. Por isso, Sérgio apontou que a Conferência de Copenhague tem a obrigação de trazer metas contra o aquecimento global.

"Que dessa reunião de Copenhague saia um mandato muito claro, um caderno de obrigações definido, onde cada presidente, líder mundial, cada pessoa da sociedade e cada empresa saiba exatamente o que vai fazer a partir do dia 1° de janeiro de 2010."

Segundo a OIM, a desertificação, a poluição da água e outros problemas provocados pela mudança climática tendem a tornar inabitáveis áreas cada vez maiores do planeta.

Por Desirèe Luíse, Radioagência NP.

0
0
0
s2sdefault