Correio da Cidadania

Rede de direitos humanos lança defesa de indígenas mexicanos

0
0
0
s2sdefault

 

Na manhã da última terça-feira (9), indígenas Tzeltales, da Organização Campesina Emiliano Zapata FNLS (OCEZ-FNLS), pertencentes à comunidade El Carrizal, no município de Ocosingo (México) foram atacados e feridos por membros do grupo paramilitar Organização Regional de Cafeicultores de Ocosingo (Orcao). Os agressores estavam munidos com paus e armas de fogo e atingiram os indígenas principalmente na cabeça.

 

A situação de conflito não é recente. Há vários anos, o grupo é financiado pelo governo estatal para realizar ações ofensivas e implantar medo e tensão entre as comunidades. Por repetidas vezes, ataques violentos e de intimidação praticados pelos paramilitares tentaram dividir e desarticular as comunidades indígenas.

 

No início do ano de 2009, por meio de uma carta, os indígenas da OCEZ-FNLS relataram ao governador do Estado de Chiapas, Juan Sabines Guerrero, a situação de perseguição em que viviam na comunidade de El Carrizal. Como nada foi feito, em junho do mesmo ano os campesinos tornaram pública a problemática de agressões e perseguições por que passavam há vários anos.

 

Pelo insucesso das reclamações feitas pelos indígenas Tzeltales no ano de 2009, a Rede de Defesa dos Direitos Humanos (REDDH) tentou intervir, pedindo ao governo que garantisse a integridade dos povos indígenas com o intuito de prevenir novas investidas violentas e violações aos direitos humanos. No entanto, por mais uma vez as autoridades competentes não demonstraram vontade política em solucionar o conflito agrário.

 

Para tentar colocar fim a esta situação, a REDDH está realizando uma campanha de envio de e-mails e cartas para as autoridades políticas quem têm poder de acabar com as perseguições aos indígenas Tzeltales. Para a Rede de Defesa, o governo de Sabines Guerrero está demonstrando uma atitude de tolerância com os atos criminosos e assim gerando impunidade e perpetuando a situação.

 

Para pressionar pelo fim dos ataques, os interessados em manifestar seu descontentamento devem escrever para Felipe de Jesús Calderón Hinojosa, Presidente da República (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Fernando Francisco Gomez Mont Urueta, Secretario de Governo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.); Arturo Chávez Chávez, Procurador Geral da República (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Juan José Sabines Guerrero, Governador de Chiapas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

Fonte: Adital.

0
0
0
s2sdefault