Caros Amigos entrevista o pensador português Boaventura Sousa
- Detalhes
- Andrea
- 16/03/2010
"A esquerda tem o poder político, mas a direita continua com o poder econômico"
O intelectual Boaventura Sousa falou, em entrevista exclusiva à revista Caros Amigos de março, sobre a esquerda na América Latina. Segundo ele, "foi o continente onde o socialismo do século 21 entrou na agenda política".
O português é doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, Estados Unidos, e professor titular da Universidade de Coimbra, em Portugal. É considerado um dos principais nomes da das ciências sociais da nossa língua.
Sousa Santos analisa para a Caros Amigos os avanços sociais da década passada com a esquerda no poder e se mostra preocupado com a recente derrota eleitoral da "esquerda moderada" no Chile e ao crescimento da direita na Venezuela.
Dentre os outros assuntos da entrevista está a crise do capitalismo. Para ele, "historicamente, uma certa derrocada do capitalismo acontece fundamentalmente nos momentos em que o capital financeiro começa a dominar o capital produtivo".
Mas por outro lado, o pensador também analisa que a crise financeira mostrou a capacidade de renovação interna que o capitalismo tem. Além disso, ele também avalia a tentativa de dominação dos EUA na América Latina. "Não pode ocorrer nada nesse continente que ponha em risco os seus interesses estratégicos ou o seu acesso aos recursos naturais", disse o intelectual.
Nesse ponto, Boaventura aproveita para elogiar a postura brasileira. "O Brasil fez alguns movimentos interessantes e importantes. Pelo menos, ajudou a tornar claro para o continente que a América Latina não era quintal dos Estados Unidos".
Fonte: Caros Amigos.