Campanha ‘O Petróleo Tem Que Ser Nosso’ se faz presente no Fórum Social Urbano
- Detalhes
- Andrea
- 22/03/2010
O Fórum Social Urbano surge da necessidade de propiciar o diálogo, da troca de experiências, da expressão da diversidade e do fortalecimento das articulações entre coletivos de movimentos sociais e organizações que discutem a cidade e lutam por uma sociedade igualitária no mundo inteiro. A campanha ‘O Petróleo Tem que Ser Nosso’ se insere nesse processo para ampliar o debate da exploração desse precioso recurso natural dentro de um contexto de desenvolvimento social, redução das desigualdades, soberania popular e mudança de matriz energética.
O Brasil discute a mudança na legislação do petróleo. Em contraposição ao entreguismo do modelo atual de concessões (instaurado por FHC) e as limitações do regime de partilha apresentado pelo governo Lula, a campanha ‘O Petróleo Tem que Ser Nosso’ defende o projeto dos movimentos sociais. O monopólio estatal do petróleo, com a Petrobrás 100% estatal e pública, investimento massivo em energias limpas e destinação dos recursos do petróleo para a resolução dos graves problemas brasileiros de saúde, educação, moradia, reforma agrária, previdência. Esses são alguns dos pontos do projeto popular.
A polêmica dos royalties esquenta a discussão sobre marco regulatório para o setor. O difícil cenário de pouco envolvimento da população com o debate do petróleo muda radicalmente. Todo mundo só fala em royalties. Defendemos essa compensação financeira para estruturação local e superação dos impactos ambientais, sociais e econômicos advindos da atividade petrolífera.
Mas todo o povo brasileiro precisa se beneficiar dessa riqueza, por isso, temos que lutar pelos 15% dos recursos do petróleo destinados ao pagamento dos royalties, mas temos que exigir que os outros 85% também sejam do povo brasileiro. Não podemos deixar que as multinacionais levem nossos recursos naturais. Chega de leilões! Chega de privatização! Temos que gritar bem alto e utilizar a riqueza do petróleo na construção de um projeto popular, justo, soberano e ecológico para o país, que aponte a substituição dos poluentes combustíveis fósseis por energias limpas.
Apostamos no Fórum Social Urbano como um importante espaço de diálogo, reflexão coletiva e construção de caminhos de luta. A campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso se soma nesse esforço para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Veja no verso desse panfleto as atividades organizadas pelo Sindipetro-RJ dentro do FSU e participe!
Programação da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso no Fórum Social Urbano
Terça-feira, 23 de março, às 14h30 (na sala G)
Debate Ditadura, Direitos Humanos e Cidadania
Exibição do filme ‘A Grande Partida - Anos de Chumbo’ seguido de debate com Antônio Modesto da Silveira (advogado de presos políticos e deputado federal responsável por encaminhar a Lei da Anistia), Francisco Soriano (escritor, sindicalista e economista), Francisco Mendes (ex-preso político e historiador) e Rubin Aquino (ex-preso político, professor de história e escritor).
Quarta-feira, 24 de março, às 19h30 (no palco principal no térreo da Ação da Cidadania)
Ato político-cultural "O Petróleo Tem Que Ser Nosso" com Show da Orquestra
Voadora
A música desse conjunto faz o uso não tradicional ao misturar instrumentos de sopro e percussão em um repertório inusitado. O som da Orquestra Voadora contagiou multidões durante o carnaval. Não será diferente no Fórum Social Urbano. A apresentação da Orquestra Voadora faz parte do ato político da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, movimento contra a privatização do petróleo e gás, em defesa do monopólio estatal e da Petrobrás 100% pública. A campanha lançará o primeiro concurso de texto, imagem e trabalhos universitários sobre petróleo, com o tema ‘Petróleo: para quê e para quem? O futuro do Brasil em nossas mãos’.
Quinta-feira, 25 de março, às 16h30 (na sala G)
Debate Petróleo, Royalties, Cidade e Meio Ambiente
Emanuel Cancela (Coordenador Geral do Sindipetro-RJ), Ildo Sauer (Professor da USP e ex-Diretor da Petrobrás), Marcos Arruda (Sócio-Economista do PACS) e Carlos Lessa (Professor, ex-Reitor da UFRJ e ex-presidente do BNDES)
Pegue materiais diversos da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso e se cadastre para participar desse movimento na banca do Sindipetro-RJ montada no Fórum Social Urbano, no térreo do espaço da Ação da Cidadania.
Mais informações:
Agência Petroleira de Notícias do Sindipetro-RJ
Av. Passos, 34, Centro do Rio
Tel: 21-3852-0148, ramal 232
O Fórum Social Urbano acontece de 22 a 26 de março, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Zona Portuária do Rio (Av. Barão de Tefé, 75, Saúde, próximo à Praça Mauá).
Fonte: Agência Petroleira de Notícias.