Conferencia Nacional de Educação se inicia reivindicando aumento dos gastos na área
- Detalhes
- Andrea
- 30/03/2010
Com plenária lotada, teve início na noite deste domingo, 28/03, a Conae (Conferência Nacional de Educação), que está sendo realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
A construção do novo PNE (Plano Nacional de Educação 2011-2020), a porcentagem do PIB (Produto Interno Bruto) que o país investe na área e a implementação do CAQ (Custo Aluno-Qualidade) foram os destaques das falas de abertura.
Para o secretário executivo adjunto do MEC e coordenador da Comissão Organizadora Nacional da Conae, Francisco das Chagas, o Brasil "precisa avançar em relação ao percentual do PIB e em relação ao CAQ". Hoje o país investe apenas o equivalente a 4,7% do PIB em educação.
Emendas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação propõem um aumento gradual desse índice, começando com 7% do PIB em 2011 e chegando a 10% em 2014.
Com a participação de 2,5 mil delegados eleitos em municípios e estados e 500 observadores convidados, o tema central da conferência é "Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação - Suas Diretrizes e Estratégias de Ação".
Fonte: Adital.