PSOL realiza audiência pública para discutir uso de agrotóxicos no Estado
- Detalhes
- Andrea
- 07/04/2010
No próximo dia 15 de abril, a Liderança do PSOL na Assembléia Legislativa realizará uma audiência pública para discutir o uso de agrotóxicos no estado de São Paulo. A audiência terá início às 15 horas, no plenário Pedro I da Alesp (Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar).
O deputado Raul Marcelo, líder da bancada e proponente da audiência, coordenará a atividade. Na mesa, além de Raul Marcelo, estarão o defensor público Wagner Giron de La Torre; o especialista em regulação e vigilância sanitária da ANVISA Luís Bernardo Delgado Bieber; Rui Marcos Lopes Corrêa, presidente do Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária no Estado; e o coordenador de defesa agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Cláudio Alvarenga de Melo.
Na última terça-feira, foi publicado no Diário Oficial o projeto de lei nº 281/2010, de autoria de Raul Marcelo, que regulamenta o uso e descarte de agrotóxicos no estado. A proposta visa cobrir o vácuo legal da legislação estadual, que desde 2002 tem possibilitado como única penalidade administrativa aos infratores dos dispositivos federais vigentes a advertência, em razão de vários questionamentos judiciais às leis anteriores àquele ano.
O projeto de lei prevê a exigência de um cadastro de uso renovável a cada cinco anos, criação de um sistema de fiscalização da produção e uso dos agrotóxicos, possibilidade de impugnação dos cadastros de empresas produtoras em caso de comprovada denúncia de desrespeito à legislação, tipificação legal das irregularidades e infrações possibilitando o efetivo controle do uso dos venenos no Estado de São Paulo. Também é prevista a aplicação de multas aos infratores, de 50 a 10 mil UFESPs. O texto ainda especifica punições que, embora previstas na legislação federal, não têm sido aplicadas no estado, mesmo em caso de incidentes comprovados envolvendo a contaminação e óbitos decorrentes do mau uso dos pesticidas.
De acordo com o Ministério da Saúde, só em 2007 foram registrados 209 óbitos no Brasil ocasionados por intoxicação decorrente do uso destes produtos apenas na área agrícola. São Paulo foi naquele ano o Estado campeão de notificações (26,71% dos casos). Além da ameaça à saúde dos trabalhadores que têm contato com os pesticidas, os altos índices de contaminação colocam em risco também a saúde da população de conjunto, devido ao consumo de alimentos contaminados.
Luciana Araujo
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual Raul Marcelo (PSOL)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 9891-5169 / 3886-6639