Correio da Cidadania

IEDC participa do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

0
0
0
s2sdefault

 

Instituto será representado por Daniela Muscari Scacchetti, presente durante todo o evento

 

O Instituto de Estudos de Direito e Cidadania (IEDC) participa do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em Salvador (de 12 a 19 de abril). Como representante, a entidade terá Daniela Muscari Scacchetti, presente em todo o evento, que acontece desde 1955 e é um dos mais importantes do mundo.

 

No dia 16 de abril, das 15h às 17h, na agenda auxiliar do Congresso, o IEDC será responsável por duas palestras em um Painel. Daniela Muscari Scacchetti, coordenadora de projeto da entidade chamado "Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas", abordará o tema "Direitos Humanos e Tráfico de Pessoas: Desafios e Oportunidades". Já Danilo Cymrot, Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo falará sobre o tema "A relatividade do poder dissuasório da pena". Na ocasião, estarão presentes como debatedores das palestras Mariana Thorstensen Possas, pós-doutoranda no Núcleo de Estudos da Violência, da USP (NEV/USP) e Fábio Bechara, Promotor de Justiça em SP.

 

A presença do IEDC entre entidades e autoridades de mais de 140 países deveu-se a alguns fatores que merecem destaque, como a escolha pelos organizadores dos temas propostos pela entidade para apresentação no Painel, o que mostra a credibilidade do Instituto junto à comunidade internacional e os apoios da Secretaria Nacional de Justiça e do Banco do Nordeste, com o qual o IEDC firmou Convênio de Assistência Técnica e Financeira especialmente para participação no Congresso.

 

Para Inês Virgínia Prado Soares, vice-presidente do IEDC e Procuradora da República em São Paulo, a parceria com o Banco do Nordeste e a participação em um evento mundial da ONU propiciará ONG expandir sua produção científica e continuar compartilhando conhecimento. "São 15 anos de história e profissionais sérios envolvidos na atuação do IEDC. Estamos em um momento de muita maturidade e produtividade científica.", analisa Inês.

 

Políticas Públicas – O IEDC, entidade que nasceu com o grande objetivo de estudar e defender os direitos humanos, divulgar conhecimentos sobre cidadania e trabalhar a efetividade dos direitos fundamentais, mostra mais uma vez que está atento às políticas públicas em assuntos importantes no plano nacional e internacional, como tráfico de pessoas, valor da liberdade, alguns dos temas do Congresso, além de temas como justiça de transição, meio ambiente e conhecimentos tradicionais.

 

O Congresso – Os Congressos das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal (CPCJC) são realizados de cinco em cinco anos com a proposta de discutir os desafios enfrentados neste campo pelos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). Seus resultados têm impacto direto em políticas nacionais e transnacionais, especialmente no que concerne à prevenção ao crime, ao enfrentamento ao crime organizado e à segurança pública. Esses encontros têm servido como catalisadores para trabalhos desenvolvidos na área de justiça criminal, além de terem gerado um interesse crescente pelo assunto ao longo dos anos.

 

O Congresso será realizado no Centro de Convenções da Bahia, localizado à Rua Simon Bolivar s/nº - Salvador-BA, de 12 a 19 de abril.

 

Para saber mais sobre o Congresso, acesse: http://www.crimecongress2010.com.br/.

0
0
0
s2sdefault