Três pessoas morrem em incêndio durante protestos na Grécia
- Detalhes
- Andrea
- 06/05/2010
Ao menos três pessoas morreram em Atenas em manifestações contra o plano de austeridade proposto pelo governo grego, que prevê cortes de gastos e aumento de impostos, afirmou a polícia. De acordo com a agência Efe, houve um incêndio em uma agência bancária, atacada com artefatos incendiários por manifestantes.
Em Atenas, uma passeata que passou por diversos pontos da cidade teve momentos de tensão em frente ao Parlamento. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo quando cerca de 50 pessoas tentaram chegar perto do prédio.
Esta é a primeira greve geral realizada no país depois da apresentação no domingo passado de um pacote de poupança de cerca de 30 bilhões de euros em três anos, e a quarta greve geral do ano na Grécia. A desta quarta-feira (5) afetou o setor de transportes, que praticamente parou. Os aviões estão em solo e trens e ferries não circulam. Escolas, hospitais e comércio estão fechados.
Pacote
Para receber a ajuda de líderes europeus e do FMI (Fundo Monetário Internacional), a Grécia se comprometeu a realizar mais ações de aperto fiscal. Além de aumentar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado), o governo vai congelar salários e aposentadorias do setor público por três anos, entre outras iniciativas. Também permitirá o aumento no número de demissões mensais dos 2% atuais para 4% nas empresas do setor privado.
O plano de austeridade deve ser analisado amanhã (6) pelo Parlamento da Grécia e a expectativa é de que receba aprovação.
Por Marina Terra, Opera Mundi.