Caros Amigos entrevista a arquiteta Ermínia Maricato sobre a situação das cidades brasileiras
- Detalhes
- Andrea
- 26/05/2010
"Especulação da terra inviabiliza moradia popular", lembra ela, denunciando o poder das incorporadoras e construtoras pelo alto preço dos terrenos urbanos.
Numa entrevista exclusiva à Revista Caros Amigos, do mês de maio, a arquiteta e professora Ermínia Maricato analisa os principais problemas urbanos. Ela é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi coordenadora do programa de pós-graduação (1998-2002), além de secretária de Habitação de São Paulo (1989- 1992) e secretária executiva do Ministério das Cidades (2003-2005).
Ermínia Maricato critica o atual modelo de expansão das cidades, e deixa claro que o déficit habitacional só será resolvido se o poder público confiscar terras para moradias populares. Segundo a arquiteta, a especulação imobiliária, o poder das construtoras e o aumento dos automóveis inviabilizam a vida nos grandes centros urbanos.
Ermínia também trata na entrevista da terra do campo. "A polícia e o Judiciário têm a coragem de atacar o MST, que é meia dúzia de gente pobre que quer o mínimo, que é o acesso à terra. Vai fazer a discriminatória das terras públicas que você vai ver quanto esse país vai ganhar de terra!", dispara a especialista.
Toda a entrevista pode ser conferida na edição de maio da revista, já nas bancas.