Câmara realizará audiência pública sobre ataque de Israel à frota humanitária
- Detalhes
- Andrea
- 10/06/2010
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (09/06) requerimento do deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) para a realização urgente de uma audiência pública para debater o ataque realizado por Forças Militares do Estado de Israel contra a Frota da Liberdade na madrugada do último dia 31 de maio. A cineasta e ativista brasileira Iara Lee, uma das sobreviventes do ataque, e o embaixador de Israel no país, Giora Becker, serão convidados.
Na semana do ataque, o embaixador israelense foi chamado pelo Itamaraty a dar explicações sobre o ocorrido. O Poder Legislativo, agora, também quer ouvir a autoridade de Israel, assim como o relato da única brasileira que presenciou o episódio. Iara Lee já havia denunciado pela internet o cerco imposto por Israel às embarcações da Frota da Liberdade.
"É fundamental termos acesso, sem interferências de qualquer ordem, às informações acerca deste ataque brutal do governo de Israel contra civis desarmados, uma postura contrária aos princípios mais elementares de humanidade", disse Ivan Valente.
Os choques ocorreram a bordo da maior das seis embarcações que integravam a chamada Frota da Liberdade, onde havia cerca de 500 ativistas. Os barcos ainda se encontravam em águas internacionais, a pouco mais de 70 km da costa de Israel.
"Esta era uma ação humanitária, para levar suprimentos para uma população que sofre as conseqüências do bloqueio da Faixa de Gaza, outra atitude de Israel que transformou-se numa punição coletiva aos habitantes do território, violando também tratados e acordos internacionais sobre regiões de conflito", concluiu Ivan Valente.
A audiência ainda não tem data marcada. Seu agendamento levará em conta a chegada da cineasta Iara Lee ao país.