Empresas nacionais nas mãos de estrangeiros triplicam
- Detalhes
- Andrea
- 20/08/2010
O número de aquisições de empresas brasileiras por grupos estrangeiros aumentou em mais de duas vezes, num período de apenas três meses. De acordo com levantamentos feitos pela empresa de consultoria KPMG do Brasil, entre os meses de abril e junho ocorreram 56 aquisições. No primeiro trimestre de 2010, 21 empresas nacionais haviam sido compradas.
Essas operações atingiram o maior volume de negócios desde 1994, quando foi feito o primeiro levantamento. O recorde foi atingido antes de duas grandes empresas nacionais anunciarem a abertura de seus negócios. No mês de julho, a empresa de telefonia Oi se abriu para a Portugal Telecom. Em seguida, a TAM, maior companhia aérea nacional, se uniu à chilena LAN para formar o grupo Latam Airlines.
Grupos estadunidenses e chineses são os campeões em aquisição de empresas nacionais. Juntos, eles foram responsáveis por 37 transações no período avaliado. Em contrapartida, ao mesmo tempo, empresários brasileiros investiram em 38 empresas no exterior.
A entrada de capital externo no país é comum em tempos de estabilidade econômica. A presença de estrangeiros já é sentida nos mais variados setores. No período de apenas uma década, a participação de estrangeiros no setor canavieiro aumentou de 1% para 10%.
De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.