Escândalos do poder público de Altamira e Consórcio Norte Energia
- Detalhes
- Andrea
- 24/12/2010
A sociedade altamirense toma conhecimento do escândalo de corrupção envolvendo o poder legislativo, executivo e a empresa Consórcio Norte Energia do Governo Federal, divulgado na mídia local no dia 17/12/2010. A população há tempos desconfiava que fatos como esse ocorriam nos “bastidores do poder”. Porém, somente agora se confirmaram com provas concretas, pela iniciativa de uma comissão de vereadores que mostraram para sociedade altamirense e denunciaram nos órgãos públicos competentes o vergonhoso esquema de corrupção, o qual infringe os princípios da moralidade, legalidade e publicidade, inscritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.
Nós dos Movimentos Sociais que há anos lutamos nesta cidade por justiça social, pelos direitos humanos, pela moralidade e transparência na política, nos sentimos ofendidos e estamos manifestando nossa indignação a tanta imoralidade e falta de respeito à população. Essas pessoas se prevalecem do abuso de poder para utilizarem o dinheiro público com interesses pessoais de enriquecimento ilícito e conluio com o Consórcio Norte Energia, ferindo aos cidadãos altamirenses que paga fielmente os impostos e têm como resposta o assalto aos cofres públicos e os desmandos das autoridades de Altamira.
O que poderemos esperar da empresa governamental “Norte Energia”, que na região do Xingu já mostrou sua força de cooptar autoridades públicas para garantir a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, mesmo que com isso tenha que infringir as leis e a moralidade dos poderes públicos?
Repudiamos com veemência as manobras corruptas praticadas pela prefeita Odileida Sampaio, pelo grupo de vereadores da Câmara Municipal e pelo Consorcio Norte Energia, conforme documento filmado e divulgado na imprensa local, e protocolado no Ministério Público Federal, Policia Federal, Ministério Publico Estadual.
Nós, Movimentos Sociais abaixo assinados, vimos publicamente em apoio à justiça, aos direitos humanos, a transparência e a moralidade política, cobrar das autoridades competentes as seguintes providências cabíveis que a gravidade do problema requer:
1-A anulação da eleição ocorrida no dia 15/12/2010 que elegeu Mercês Costa como presidente da Câmara Municipal de Altamira;
2-Cassação dos vereadores envolvidos no esquema de corrupção e punição judicial aos crimes praticados;
3-Investigação e punição das ações espúrias que envolvem o Consórcio Norte Energia no fato narrado e em todo o processo que envolve o projeto da Hidrelétrica de Belo Monte;
4-Investigação e punição da destinação ilegal dos recursos públicos e do envolvimento da prefeita Odileida Sampaio.
Diante dos fatos e pedidos apresentados, os Movimentos Sociais abaixo assinados comprometem-se em acompanhar os encaminhamentos realizados pelas autoridades competentes, a quem a Nota Pública foi entregue, para apuração do caso e punição dos culpados.
Não suportamos mais tamanha impunidade envolvendo o poder público e o abuso de poder do Consórcio Norte Energia que está se tornando um poder paralelo dentro do município de Altamira.
Altamira 23 de Dezembro de 2010
Assinam as organizações sociais:
-Movimento Xingu Vivo Para Sempre,
- Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Altamira Campo e Cidade
-Sindicato de Trabalhadores na Educação Pública- Sub-sede- Altamira,
-União da Juventude Organizada do Xingu,
-União Geral dos Estudantes,
-Associação dos Índios Moradores da Cidade
-SOCALIFRA
- Fundação Elza Marques
- Associação Km 17 do Povo Indigena Juruna do Xingu Km 17
- Associação dos Indígenas Moradores de Altamira,
- Ação Atitude,
- Comitê em Defesa da Vida das Crianças Altamirenses,
- Fórum E. Reforma Urbana,
- Associação de Agricultoras do Assentamento Assurini,
- Associação dos Moradores bairro Independente I