Correio da Cidadania

Movimento Passe Livre exige audiência pública com secretário de transportes

0
0
0
s2sdefault

 

Na última quinta-feira, dia 27, o Movimento Passe Livre (MPL) realizou o terceiro ato contra o aumento da tarifa do ônibus na cidade de São Paulo. A manifestação, que começou na frente do Teatro Municipal, realizou o mesmo trajeto que seria percorrido no dia 13 e que foi interrompido pela repressão policial. A manifestação seguiu pela Avenida Ipiranga e São João e teve presença de mais de 4.000 pessoas segundo o MPL.

 

Dessa vez, o ato terminou na frente da Câmara dos Vereadores, onde o movimento exigiu uma audiência pública com o Secretário de Transportes, Marcelo Branco, por meio de uma carta entregue ao presidente da Câmara Municipal, José Police Neto (PSDB). A carta reivindica ao poder legislativo um debate sobre a política de transportes da atual gestão e esclarecimentos sobre o aumento da tarifa.

 

Na quinta-feira, dia 03/02, haverá outra manifestação de rua, com concentração no vão livre do MASP, às 17h. As mobilizações contra o aumento da passagem do transporte público estão ocorrendo por vários pontos do país. No mesmo dia do ato de São Paulo, houve mobilização em Porto Alegre e na sexta-feira, dia 28, em Salvador (BA), Vitória (ES) e Recife (PE).

 

Em São Paulo, o aumento de R$ 2,70 para R$ 3,00 está em vigência desde o dia 5 de janeiro e representa uma alta de 11,11% - dobro da inflação acumulada de 2010, que ficou em 6,4%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

 

Dados da pesquisa divulgada no último dia 24 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), através do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), revelam que hoje no Brasil há um ônibus para cada 427 habitantes e, em 2010, os gastos com transporte chegaram a ser de 20,1% do orçamento familiar, significando um aumento da exclusão na mobilidade urbana da população.

 

Calendário do MPL:

 

- 02/02, quarta-feira, às 15h - Ato em frente à Câmara Municipal para exigir Audiência Pública com o Secretário de Transportes (Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista)

 

- 03/02, quinta-feira, às 17h – Ato de rua com concentração no vão livre do Masp (Avenida Paulista)

 

Por Paula Salati, Caros Amigos.

0
0
0
s2sdefault