Sindicato dos Petroleiros avisa Obama: “tire as garras do pré-sal!”
- Detalhes
- Andrea
- 11/03/2011
Na próxima quarta-feira, dia 16, às 18h, o Sindipetro-RJ sedia mais uma plenária estadual da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso. Aproveitando que, três dias depois, o presidente dos Estados Unidos chegará ao Brasil em viagem oficial, a ideia é construir um manifesto e um ato público que questionem as políticas imperialistas do governo americano, incluindo aquelas relacionadas com o setor do petróleo.
É importante ressaltar que a vinda de Obama e sua recepção pela presidenta Dilma simbolizam a opção pela exportação e pelos leilões do petróleo, duas práticas que prejudicam a imensa maioria do povo brasileiro. Por isso, temos que gritar alto: "Tirem as garras do pré-sal. Por uma Petrobrás 100% pública e pelo monopólio estatal do petróleo".
Manifesto e ato unitários
Além de energia e petróleo, vários outros temas estarão na pauta das reuniões e encontros de Obama no Brasil, inclusive com a presidenta Dilma. Daí a importância de reunirmos os movimentos e organizações de todas as áreas de atuação e não apenas os que já vêm construindo a campanha do petróleo. Nosso manifesto e nosso ato público precisam ser construídos da forma mais ampla e unitária possível, para mostrarmos que a sociedade brasileira não está omissa, nem disposta a apenas bater palmas para os EUA.
Plenária nacional
Outro assunto a ser discutido no dia 16 será a realização da 4ª plenária nacional da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso. Com o início do novo governo e o fim da tramitação do marco regulatório do pré-sal, tornou-se importante discutir a linha política e as ações para o próximo período em nível nacional.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias.