Correio da Cidadania

SOS Mata Atlântica: impactos da hidrelétrica de Tijuco Alto

0
0
0
s2sdefault

 

A Fundação SOS Mata Atlântica, junto com diversas ONGs e associações de comunidades locais, estará presente nas audiências, que serão realizadas entre os dias 06 e 10 de julho, para debater sobre os impactos previstos no projeto da usina hidrelétrica de Tijuco Alto. A entidade vai apoiar o movimento que é contra a construção das barragens no local, onde estão localizados mais de 2,1 milhões de hectares de florestas do bioma da Mata Atlântica.
 
“Esse projeto pode prejudicar diversas comunidades remanescentes de quilombos, caiçaras, índios, pequenos produtores rurais e outros grupos sociais de grande importância social e cultural”, afirma a coordenadora do programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro. A localização para a UHE de Tijuco Alto está prevista para o alto do curso do rio Ribeira de Iguape, na divisa dos estados de São Paulo e Paraná.

Esse projeto tem como principal objetivo fornecer energia elétrica para o complexo metalúrgico da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Alumínio (SP), que pretende aumentar sua produção de alumínio para exportação. Toda a energia, portanto, será utilizada para fins exclusivamente comerciais privados. Nenhuma energia será fornecida às cidades do Vale do Ribeira. Segundo Malu Ribeiro, a qualidade e a quantidade da água serão prejudicadas e pode causar a extinção de espécies. “A construção dessas barragens pode impactar na sobrevivência da  manjuba, uma espécie de peixe existente no local que sustenta, pelo menos, duas mil e quinhentas famílias”, ressalta.

Até agora, os estudos ambientais apresentados pela CBA foram considerados incompletos e inconclusivos, pois não conseguiram dimensionar adequadamente os impactos sobre a qualidade da água, a mudança de seu regime hídrico, a influência sobre as centenas de cavernas existentes na região, entre outros aspectos. Apesar do apelo da comunidade científica, do movimento ambientalista e dos movimentos sociais da região, o projeto continua em pauta no IBAMA.

Veja abaixo as datas e locais das cinco audiências marcadas:

Dia 06/07/2007 - Município de Cerro Azul
Local: Ginásio de Esportes Laranjinha
Endereço: Rua Padre Luciano Maria Usai s/n - Centro
Horário:18h


Dia 07/07/2007 - Município de Ribeira
Local: Ginásio de Esportes de Ribeira
Endereço: Avenida Cândido Dias Batista s/n - Centro
Horário: 14h


Dia 08/07/2007 - Município de Adrianópolis
Local: Quadra Esportiva Deputado Aníbal Cury
Endereço: Rua Alcides Dias Batista, esquina com a Rua Benedito Dias Batista - Centro
Horário: 14h


Dia 09/07/2007 - Município de Eldorado
Local: Ginásio Poli Esportivo Municipal Félix Balois Pupo.
Endereço: Av.Caraitá, s/n - Centro
Horário:15hs


Dia 10/07/2007 - Município de Registro
Local: Registro Base Ball Clube - RRBC
Endereço: Av. Prefeito Jonas Banks Leite, nº 827 - Centro
Horário: 18h 

 

Fonte: Assessoria SOS Mata Atlântica 

 

0
0
0
s2sdefault