Correio da Cidadania

Rio de Janeiro terá cotas para negros em concursos públicos

0
0
0
s2sdefault

 

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, anunciou nesta terça-feira (10) que os próximos concursos públicos no estado do Rio de Janeiro terão reserva de vagas para negros. Segundo informações da Agência Brasil, a medida deverá ser regulamentada por meio de um decreto do governador Sérgio Cabral (PMDB).

 

O percentual de vagas será estabelecido após um estudo aprofundado da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Assistência Social, que deverá considerar as características da população. Quase 52% dos cariocas que vivem na capital do estado se autodeclararam negros no Censo de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) foi a primeira Instituição de Ensino Superior brasileira a adotar o sistema de cotas, em 2003. A partir deste ano, a prova de admissão ao curso de preparação de diplomatas do Instituto Rio Branco também terá ações afirmativas e aprovará 10% a mais de candidatos.

 

A reserva de vagas na Universidade de Brasília é questionada por meio de uma ação movida pelo partido DEM. O Supremo Tribunal Federal deve julgar a constitucionalidade dessa política até dezembro. O assunto foi debatido na Corte há um ano, em Audiência Pública convocada pelo ministro Ricardo Lewandowiski.

 

Por Jorge Américo, da Radioagência NP.

0
0
0
s2sdefault