Correio da Cidadania

Ouvindo os aeroportuários sobre a privatização

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Enviado por funcionário da Infraero ao blog do jornalista Luiz Carlos Azenha

 

Prezado Luiz Carlos Azenha.

 

Me pergunto por que os blogs não comentam nada sobre o que está sendo feito com a Infraero? A grande imprensa até acho que entendo, imagino, as razões dos seus ataques à empresa. Será que está correta toda a culpa que diariamente os jornalões e TVs colocam nos ombros da Infraero? Estarei errado na minha avaliação, pois o que vejo, sempre, é a Infraero ser indicada como responsável pelo caos nos aeroportos, quando na verdade a maioria dos problemas são ocasionado pelas companhias aéreas (overbookings, atrasos, excessos de horas extras, falta de pessoal etc.) ou por erros e omissões na ANAC. Usam o desconhecimento do quê cabe a quem, a fim de fazer lobby.

 

Tenho recebido algumas mensagens a mim repassadas de empregados da Infraero, a de hoje segue abaixo. Me parece que precisam de ajuda para combater a enorme máquina que os engole, e se corretos, idem aos interesses nacionais. É descarada a máquina montada na grande mídia para esculhambar a empresa e preparar o terreno. Veja dos fatos quais são realmente culpa da Infraero.

 

Por Nilo Horlle

 

De junho 2011

 

Aeroportuários,

 

Nós aeroportuários e a própria Infraero fomos pegos de surpresa com a decisão do Governo Federal de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Os estudos em andamento apontavam como sendo a melhor alternativa a concessão apenas dos terminais de passageiros, com a Infraero permanecendo com a gestão da parte operacional e participação na receita comercial dos novos TPS que seriam construídos.

 

Transferir para a iniciativa privada 51% ou mais desses aeroportos, ou seja, transferir o poder de decisão, tornaria a Infraero uma simples coadjuvante, na prática significa a privatização desses aeroportos.

 

Por meio do ofício anexo, solicitamos ao presidente da Infraero esclarecimentos e uma reunião para discussão. Neste momento, mais que nos demais, é necessária a união de todos em prol de nossa empresa. Somente com a união de todos será possível vislumbrarmos a possibilidade de mudança nos planos que se seguem.

 

Também estaremos encaminhando mala direta a todos os parlamentares explicando os reflexos da venda (concessão) desses aeroportos, principalmente nos aeroportos deficitários.

 

Corremos o risco de a Infraero se tornar uma empresa dependente, ou seja, os recursos que forem arrecadados não serem suficientes para a sua manutenção.

 

Ou falamos agora, gritando a plenos pulmões, ou nos calamos diante daqueles que querem vender os aeroportos e, sem conhecer infra-estrutura aeroportuária podem colocar abaixo todo o sistema aeroportuário criado nos últimos anos.

 

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons", Martin Luther King

 

Obs.: A Nota do governo encontra-se publicada na página da Infraero (www.infraero.gov.br

Diretoria da ANEI (Associação Nacional dos Empregados da Infraero).

 

*****

 

De maio de 2011

 

Prezados Aeroportuários,

 

Infelizmente parte da imprensa (a maior parte) continua com os ataques a nossa Infraero. Algumas notícias veiculadas são simples e até banais, criticando o dia a dia dos aeroportos, como, por exemplo, grande número de passageiros em horários de picos, o que é normal, ou alguma deficiência de infra-estrutura específica, o que normalmente é resolvido relativamente rápido.

 

Preocupa-nos aquelas notícias que se apresentam como sendo fruto de estudos técnicos ou de expressão de opinião de órgãos oficiais, a exemplo da ANAC, OACI, IPEA etc. Temos respondido a essas reportagens e mostrado a verdade por meio de fatos e números.

 

A Infraero sofreu uma crítica muito grande da jornalista Suely Caldas que apresentou sua reportagem de forma a dar a entender aos "desentendidos" que se tratava de uma reportagem técnica.

 

Encaminhamos resposta à citada jornalista, ocasião em que nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos. Estamos aguardando o retorno.

 

Temos acompanhado o trabalho do presidente da Infraero e da diretoria. Temos visto o empenho e comprometimento de todos em resolver os problemas na infra-estrutura aeroportuária, no entanto, sozinhos não será possível, é necessária a participação e o comprometimento de cada aeroportuário.

 

Os empregados da área comercial necessitam cada vez mais buscar aumentar a arrecadação das receitas, especialmente a comercial, a qual depende em muito da nossa gestão. A financeira a gerir os recursos de forma eficiente, minimizando os custos. A administração racionalizando os processos licitatórios e gerindo as pessoas de forma eficiente, capacitando-as profissionalmente. Os de operações otimizando a infraestrutura disponível. Os de engenharia buscando cada vez mais projetos modernos e eficientes para nossos aeroportos, bem como alternativas para a sua construção e manutenção.

 

A gama de atividades desempenhada pelos aeroportuários é muito grande para especificar todas, o que temos que saber é que todos são importantes e o trabalho de cada um reflete no resultado de todos.

 

As duas novas diretorias são bem vindas porque certamente virão para somar esforços.

 

E "porque juntos somos fortes".

 

Diretoria da ANEI.

 

Fonte: Viomundo, blog do jornalista Luiz Carlos Azenha.

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