Seminário em Niterói (RJ) discutirá AVC, doença que mais mata no Brasil
- Detalhes
- 06/07/2011
A Fundação Municipal de saúde (FMS) promove na próxima terça-feira (12/07), das 8 às 18 horas, no Auditório 201 do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), no Centro, o I Seminário AVC e Cidadania, um Ato de Vida, uma Atitude Pioneira. O evento, importante etapa preparatória para a VI Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em agosto, em Niterói, vai reunir o Deputado Paulo Ramos, autor do Projeto de Lei que cria o grupo de atendimento para os pacientes de AVC no estado do Rio de Janeiro; o vereador Renatinho (PSOL), que cria o grupo de atendimento para os pacientes de AVC em Niterói; o juiz João Damasceno, da ONG Juízes para a Democracia; o advogado Modesto da Silveira, defensor dos direitos humanos no Brasil; e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretário Euclides Bueno Neto, além de profissionais de saúde, estudantes e demais autoridades municipais.
O acidente vascular cerebral, ou derrame, como é conhecido popularmente, é a doença que mais mata no Brasil, segundo dados estatísticos, vitimando 250 mil pessoas por ano e deixando cerca de 1 milhão de sequelados. A exemplo do Programa Médico de Família e do Dentista de Família, iniciativas do município que ganharam projeção nacional, a prevenção, o acolhimento e o atendimento aos casos de AVC também buscam mobilizar a sociedade, sendo o tema central dos debates que movimentarão o seminário, que pretende reunir nomes importantes do panorama jurídico, médico e político do Estado. No centro da questão está o interesse dos usuários em mobilizar o Poder Público a estudar a criação do programa municipal de atendimento aos pacientes com AVC.
Participarão também do seminário, o subsecretário municipal de Saúde, Roberto Carlos de Brito Barcellos; a vice-presidente de Atenção Hospitalar e de Emergências, Maria do Céu Lobo da Rocha Monteiro; a vice-presidente de Atenção Coletiva, Ambulatorial e da Família, Gisela Motta; o neurologista Christian Naurath, da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj); Luiz Chagas, do Laboratório Boehringer Ingelheim; o ortopedista Carlos Augusto Bittencourt, do Projeto Gugu; e representantes da Associação Pestalozzi, APAE, APADA, AFR, Rotary Club, Lyons Club, e das faculdades de medicina, psicologia, farmácia, fisioterapia e serviço social da Universidade Federal Fluminense, bem como da Unipli, Universo, Maria Thereza, do Instituto Vital Brazil, do gabinete do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto. O SENAC está localizado à Rua Almirante Teffé 680, Centro, Niterói.
PROGRAMAÇÃO
1ª PARTE – MANHÃ
8 às 9 horas – Recepção
9 às 10 horas – Abertura / Composição da Mesa
Pronunciamentos do Deputado Paulo Ramos, autor do Projeto de Lei que cria o grupo de atendimento para os pacientes de AVC no estado do Rio de Janeiro; do vereador Renatinho, que cria o grupo de atendimento para os pacientes de AVC em Niterói; do juiz João Damasceno, da ONG Juízes para a Democracia; do advogado Modesto da Silveira, defensor dos direitos humanos no Brasil; e do presidente da Fundação Municipal de Saúde, secretário Euclides Bueno Neto.
10 às 10h30 - Uma Aula sobre AVC. Palestrante: neurologista Christian Naurath, da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj);
10h30 às 11 horas - AVC, a doença que mais mata no Brasil. Palestrante: psiquiatra e paciente Daniel Chutorianscy.
11 horas – Divisão em grupos (Discussão)
Grupo 1 – Informação e divulgação,
Grupo 2 – Acolhimento e atendimento clínico,
Grupo 3 – Prevenção, tratamento continuado e reabilitação.
12h30 – Intervalo – almoço
2ª PARTE - TARDE
14 horas - Apresentação dos Relatórios dos Grupos
15 horas - Debate de propostas
16h30 – Conclusões e elaboração de Carta a VI Conferência Municipal de Saúde (VI CMS)
18 horas – encerramento.