Uso de agrotóxicos por via aérea está proibido em lavouras do interior do ES
- Detalhes
- 09/08/2011
A utilização de aeronaves para a pulverização de lavouras está proibida no município de Vila Valério, na região noroeste do Espírito Santo. O Projeto de Lei que veta o uso de venenos agrícolas por via aérea foi aprovado na última semana na Câmara Municipal. O produtor que infringir a lei será multado em cerca de R$ 16 mil (equivalente ao valor de 15 mil UFIR’s).
Os vereadores justificam a aprovação da lei devido aos impactos negativos que os agrotóxicos causam na natureza e na saúde humana. As substâncias utilizadas na pulverização aérea das plantações da região são de altíssima toxidade, segundo apontam os vereadores em relatório. Eles também afirmam que a proibição não irá afetar a produtividade agrícola do município.
Vila Valério é referência na produção de café do tipo conilon, que é à base da sua economia. No total, existem mais de 2,3 mil produtores rurais no município, sendo que 1,3 mil propriedades são de café, a maioria baseada na agricultura familiar. A cidade possui aproximadamente 13 mil habitantes.
Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP.