Ocupação do MST em Americana se amplia e chega a 400 famílias acampadas
- Detalhes
- 11/08/2011
Não param de chegar famílias dispostas a acampar na área vizinha ao Assentamento Milton Santos em Americana, ocupada pelo MST desde o último sábado (06/08). Os cadastros das famílias estão sendo realizados desde o dia de ontem. No dia de hoje, terça-feira (09-08), já contamos com cerca de 400 famílias acampadas.
A coordenação do movimento iniciou o processo de nucleação das famílias e de organização dos setores. O acampamento já conta com um espaço de ciranda infantil com a participação de cerca de 30 crianças, uma farmácia com um agente de saúde permanente para assistência às famílias e uma cozinha coletiva que tem servido cerca de 800 refeições diárias.
Na manhã dessa segunda feira (08/08) foi realizado com a participação das famílias um Ato Político-Cultural para reivindicar a destinação das terras ocupadas. São terras públicas, que pertencem ao INSS e são griladas pela Usina Ester. Entre gritos de ordem e canções do MST, o ato seguiu animado por toda a manhã, encerrando com uma marcha até a horta coletiva, onde foram plantadas algumas mudas pelos sem-terrinhas.
Em apoio à luta das famílias, participaram do ato movimentos sociais e organizações aliadas, entre elas sindicatos, assessores parlamentares e estudantes. Esteve presente o dirigente nacional, Gilmar Mauro, que reafirmou a importância da unidade entre campo e cidade para a realização da reforma agrária. “O trabalho que está sendo desenvolvido aqui marca um novo período, uma nova metodologia que envolve trabalhadores que se dispuseram a lutar. Abrimos uma brecha para conquistarmos outras terras públicas que existem na região”, afirmou.
O acampamento continua mobilizado e disposto a continuar a resistência até a conquista das terras, com muita animação.
"Na greve, na rua e na ocupação, construindo aliança para fazer a revolução!"
Setor de Comunicação MST - Regional Campinas
Contatos:
Luciana - (19) 92188574 / Paulinho (11) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
AOS APOIADORES E ALIADOS
Para continuarmos resistindo e lutando pela destinação das terras para a Reforma Agrária necessitamos com urgência de doações de:
- Lona
- Cobertores
- Alimentos
- Produtos de higiene pessoal
- Colchões
Locais de coleta:
1 - Visite o Acampamento: entre no KM 128 da Rodovia Anhanguera e siga em frente na Avenida Nicolau João Abdala (ignorar as placas de desvio utilizando as passagens alternativas). Após o Assentamento Milton Santos, pegue a primeira entrada à esquerda.
2 - Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas. Rua Dr. Quirino, 560, CENTRO. Tel. 3775 5555
3 - Centro Acadêmico do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) - Unicamp, Barão Geraldo, Campinas.
Para doar quantias em dinheiro:
Banco do Brasil - CONTA POUPANÇA
Titular: Caroline Maria Florido
Agência: 2447-3
Conta Poupança: 17367-3