Marcha das Margaridas deve reunir 100 mil mulheres em Brasília (DF)
- Detalhes
- 16/08/2011
Reconhecida como o maior movimento de trabalhadoras rurais organizadas da América Latina, a Marcha das Margaridas deste ano terá como temas centrais a justiça, sustentabilidade, cidadania e respeito aos direitos básicos. O evento ocorre em Brasília – nos dias 16 e 17 de agosto – com a expectativa de reunir cerca de 100 mil participantes.
A principal atividade será a realização de um ato político, no qual será apresentada a pauta de reivindicações, que já foi encaminhada a diversos ministérios. Também estão na programação atividades culturais, como oficinas de batucada e confecção de bandeiras que serão usadas na caminhada de protesto no entorno da Esplanada dos Ministérios.
Na ocasião, será inaugurada uma mostra fotográfica sobre a trajetória de luta das mulheres. A manutenção da aposentadoria das mulheres aos 55 anos de idade e a construção da política de saúde para a população do campo estão entre as conquistas dos últimos anos.
A Marcha das Margaridas, que ocorre a cada quatro anos, foi realizada pela primeira vez no ano 2000. A caminhada é uma homenagem à líder sindical Margarida Alves. Símbolo da luta das mulheres por direitos e dignidade, ela foi assassinada em Alagoa Grande, na Paraíba, no dia 12 de agosto de 1983.
Jorge Américo, da Radioagência NP, com informações da agência Adital.