Correio da Cidadania

Caos anunciado leva autoridades de Altamira a pedir suspensão da licença de Belo Monte

0
0
0
s2sdefault

 

No último dia 23, a prefeitura de Altamira, os vereadores da cidade e representantes do empresariado local exigiram a suspensão da Licença de Instalação da usina de Belo Monte em documento enviado à presidente Dilma Rousseff, ao governo do Pará, ao presidente do Senado, José Sarney, ao presidente da Câmara, Marco Maia, ao ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, ao procurador geral da República, Roberto Monteiro Santos, ao Ministério Publico Federal, à Eletrobras, à Eletronorte, e ao consórcio Norte Energia, entre outros.

 

No documento, os signatários elencam os problemas que transformaram Altamira em um caos sem precedentes e reclamam que as condicionantes da Licença Previa ainda não foram cumpridas. E chegam a uma conclusão óbvia: assim não dá.

 

De acordo com Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVPS), é um bom sinal que aqueles que pediram a obra e apoiaram o projeto agora se deparam com a bruta realidade. “Nós avisamos. O Painel de Especialistas avisou. O Ministério Publico Federal avisou. Agora, aqueles que queriam a obra se vêem obrigados a pedir o cancelamento da Licença porque nossas previsões estão se concretizando, nada de bom está vindo para a região e todas as profecias sombrias que fizemos se concretizam”.

 

Na última quinta, o MXVPS convocou uma audiência pública com autoridades locais e federais para denunciar os problemas de superlotação de escolas e hospitais, a violência, a falta de saneamento e a expulsão das populações rurais e urbanas de suas terras e casas.

 

Também já lançou a campanha pela suspensão da LI e nesta oportunidade Antonia foi aplaudida de pé, enquanto as autoridades não foram capazes de responder nenhum questionamento. “Vamos ampliar esta campanha contra a licença, agora não é mais uma pauta só dos movimentos sociais, mas os defensores da usina estão percebendo o desastre que Belo Monte significa para nós. Isso é muito importante”, afirma Antonia.

 

Fonte: Movimento Xingu Vivo Para Sempre (MXVPS).

0
0
0
s2sdefault