Indignados dos EUA permanecerão em Washington por mais quatro meses
- Detalhes
- 11/10/2011
O movimento social estadunidense Ocupe Wall Street anunciou nesta segunda-feira (10) que seguirá acampado nas ruas de Washington por mais quatro meses após a polícia estadunidense renovar a permissão para que permaneçam nas zonas ao redor da Praça da Liberdade, na capital dos Estados Unidos, como uma mostra de rechaço às políticas econômicas que empreende o governo deste país, informou a correspondente da teleSUR, Andrea Arenas.
A repórter indicou que "os manifestantes presentes aqui na Praça da Liberdade conseguiram prolongar sua permissão para poder permanecer aqui protestando e se manifestando contra estas políticas (...) por mais quatro meses".
Arenas comentou que muitos dos manifestantes pertencentes ao movimento "não tem dinheiro para pagar o aluguel de suas habitações". Perante isto, a comunicadora agregou que as autoridades "lhes dão a oportunidade de acampar aqui, em Washington", na Praça da Liberdade, local que "é altamente transitado por políticos e funcionários públicos".
Sobre estes protestos que se realizam nos Estados Unidos, Arenas indicou que "há um monte de cidades" que se uniram a esta manifestação. "Quase 90 cidades, entre elas estão Boston, Maryland, Baltimore, Miami, também tiveram movimento de indignados".
Este movimento afirma que "é os 99% da cidadania contra o 1%" que pretende impor estas políticas econômicas. Arenas informou que os manifestantes "estão pedindo doações (...) que se doe cobertores (...) eles já estão planejando permanecer aqui durante o inverno".
A permissão outorgada pela polícia estadunidense ao movimento Ocupe Wall Street para acampar na Praça da Liberdade terminava nesta segunda-feira. Eram esperadas tentativas de desalojamento do local.
Ocupe Wall Street, que iniciou há um mês em Nova Iorque com alguns poucos seguidores, estendeu seus protestos por mais de 70 cidades estadunidenses, com manifestações e acampamentos desde Tampa até Portland, de Los Angeles a Filadélfia.
Em Los Angeles, milhares de manifestantes ocuparam os arredores do Ajuntamento durante o final de semana, com até 600 pessoas para acampar durante a noite, segundo informaram à imprensa local os organizadores.
Em Washington, mais de uma centena de indignados se agruparam na praça McPherson Square, situada a alguns quarteirões da Casa Branca, manifestando-se contra o sistema capitalista que mantém o desemprego nacional.
Os protestos iniciados pelo movimento Ocupe Wall Street se dão em um momento que os Estados Unidos têm uma das cifras de desemprego mais altas de sua história, com 9,1%, que afeta quase 14 milhões de pessoas.
No país, a taxa de desemprego para os graduandos universitários menores de 25 anos têm uma média de 9,6%, enquanto que os jovens egressos do ensino secundário têm média de 21,6%.
Fonte: TeleSUR
Tradução de Diário Liberdade (link com vídeos).