Correio da Cidadania

Fórum Social de SP: como o interesse dos cidadãos pode prevalecer na grande cidade?

0
0
0
s2sdefault

 

Encontro, que integra processo do Fórum Social Mundial, será realizado no próximo final de semana na Faculdade Zumbi dos Palmares e deve reunir mais de mil pessoas.

Nesta quinta-feira (27), às 14h, organizadores concedem coletiva à imprensa no Sindicato dos Engenheiros

 

Nos próximos dias 29 e 30 de outubro, acontece, na Faculdade Zumbi dos Palmares, na capital paulista, o Fórum Social de São Paulo. O encontro, que deve reunir mais de mil pessoas e organizações da sociedade civil e movimentos populares, tem o objetivo principal de debater os problemas que atingem a cidade e soluções que podem ser implementadas com a participação dos cidadãos e cidadãs de São Paulo.

 

O Fórum de São Paulo se insere no processo do Fórum Social Mundial, realizado pela primeira vez em Porto Alegre, em 2001. Desde então, além dos encontros globais, tem ocorrido em todo mundo afora uma série de fóruns regionais e locais, como é o caso deste.

 

Para as organizações proponentes do Fórum Social de São Paulo, a cidade está longe de ser o que sua população gostaria, uma cidade com moradia digna para todos; transporte coletivo rápido e acessível; serviços públicos de qualidade, como saúde e educação; oferta de trabalho e emprego; áreas verdes e de lazer, esporte, arte e cultura; sem violência, segregações nem discriminações sociais; e com possibilidade de participação de todos os cidadãos nas decisões do governo municipal. O principal obstáculo para a construção desta cidade é a lógica que hoje toma conta de São Paulo, que transforma as necessidades da população em negócio.

 

O encontro, que contará com dezenas de oficinas, painéis, rodas de conversa e apresentações culturais, pretende então responder a pergunta: o que fazer para que o interesse público e os direitos dos cidadãos e cidadãs da Grande São prevaleçam sobre os interesses do lucro e do dinheiro?

 

Entre as 60 atividades inscritas estão, por exemplo, painéis sobre a proposta da Tarifa Zero para os transportes públicos (que inclui uma Iniciativa Popular de Lei a respeito), outro sobre a questão do ar que se respira em São Paulo por causa dos carros e ônibus.

 

Seus participantes irão se juntar, em uma oficina à tarde, com os que querem incentivar o uso de bicicletas em nossa cidade e outros que querem que seja efetivamente feito um plano diretor da mobilidade em São Paulo, para buscar propostas concretas sobre como conseguir tudo isso. O Fórum será ainda um espaço de encontro para a construção de alianças, articulações e ações conjuntas que permitam enfrentar de forma coletiva os problemas da cidade.

 

Ao longo da semana que antecede o Fórum Social de São Paulo, acontecem em toda a região metropolitana de São Paulo diversas manifestações artísticas e culturais promovendo e chamando a população para participar do Fórum no final de semana.

 

Nesta quinta-feira (27/10), às 14h, no Sindicato dos Engenheiros (Rua Genebra, 25 – Centro), integrantes da organização do Fórum concedem uma coletiva à imprensa onde explicarão todo o processo que levou à realização do FSSP e divulgarão a programação final das atividades dos dias 29 e 30 de outubro. O credenciamento de jornalistas para a cobertura do Fórum de São Paulo já pode ser feito pelo site www.forumsocialsp.org.br

 

Mais informações:

 

Bia Barbosa: (11) 3877-0824/ 8151-0046

Bruno Franques: (11) 81914689

Chico Whitaker: (11) 7622-2295

Leandro Sena Lara: (11) 85148524

Laerte: (11) 9974-6945

Nilton Silva: (11) 8414-9393

www.forumsocialsp.org.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

0
0
0
s2sdefault