Após protesto, 80 trabalhadores de Belo Monte são demitidos
- Detalhes
- 14/12/2011
Ao menos 80 trabalhadores foram demitidos pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBE) na última segunda-feira (12). Os operários da usina hidrelétrica haviam realizado uma paralisação no último sábado (10), alegando que a empresa descumpriu os acordos firmados com a categoria na mobilização anterior. O ato de demissão e a retirada dos trabalhadores do alojamento e canteiro de obras foram acompanhados pela Polícia Militar (PM).
Segundo relatos de operários entrevistados pelo Movimento Xingu Vivo para Sempre, a PM coagiu os trabalhadores e os tratou “como se fossem marginais”.
Essa é a segunda vez que operários de Belo Monte são demitidos após terem realizado greve ou protestos. Em 16 de novembro, 141 trabalhadores foram demitidos por esse motivo.
A última greve nos canteiros de obra da usina foi no final do mês de novembro. Entre as reivindicações estavam melhores salários e condições de trabalho, redução do tempo da baixada - retorno para sua cidade de origem - de seis para três meses.
Dois dos trabalhadores demitidos nessa semana faziam parte da comissão que negociou o fim da última greve com o consórcio. Além de outros operários que aderiram à mobilização. Porém, parte dos demitidos não se envolveu com os protestos.
Por Vivian Fernandes, da Radioagência NP.