Correio da Cidadania

Campanha de solidariedade às bibliotecas do MST

0
0
0
s2sdefault

 

Publicamos, abaixo, o comunicado em que o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pede o apoio da sociedade para a ampliação e complementação de suas bibliotecas, fundamentais para a formação intelectual das populações que participam do movimento.

 

***

 

 

Estimado amigo e amiga do MST,

 

Em mais de duas décadas de lutas, aprendemos que é preciso romper não apenas as cercas do latifúndio, mas também derrubar as cercas que impedem o acesso ao conhecimento. Com essa lição, erguemos nossas escolas itinerantes, construímos mais de 2 mil escolas de ensino fundamental, além de cursos de educação de jovens e adultos, ensino médio e técnico. Hoje podemos nos orgulhar dos 5 mil jovens que cursam graduação e pós-graduação em diversos convênios com universidades e dos mais de 17.500 adultos em processo de alfabetização, tanto quanto nos orgulhamos dos assentamentos que conquistamos.

 

Historicamente, aprendemos também o valor da solidariedade – no sentido mais nobre – o de darmos aquilo que nos faltará e não aquilo que nos sobra. E sabemos que muitos dos méritos da luta pela Reforma Agrária provêm dessa solidariedade que recebemos de milhares de amigos e amigas como você. Assim foi, por exemplo, com a construção da Escola Nacional Florestan Fernandes, Guararema-SP, símbolo do encontro destes dois esforços, a solidariedade e o nosso desejo de aprender. E, novamente, queremos realizar o encontro destes dois princípios e valores, o estudo e a solidariedade.

 

De agosto a dezembro de 2007, estaremos mobilizados em torno da CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE ÀS BIBLIOTECAS DO MST: APOIE A REFORMA AGRÁRIA – DOE LIVROS! Temos a honra de ter como patrono o professor Antonio Candido, um dos maiores e melhores intelectuais que o Brasil produziu nos últimos anos, cujas palavras resumem bem o espírito da nossa Campanha: “Não ter acesso ao livro é ser privado de um alimento fundamental”.

 

Nossa finalidade é construir Bibliotecas Populares nas áreas de assentamentos e acampamentos, e, ampliar o acervo das mais de 40 bibliotecas já existentes em nossas escolas e centros de formação. Uma Campanha sem limites, seja de quantidade ou de áreas de conhecimento.

 

As doações podem ser de livros, mapas, e audiovisuais, incluindo filmes, discos e Cds, material que será destinado às bibliotecas já existentes nos estados, e, também, para a criação de novas bibliotecas comunitárias nos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária.

 

Através do contato com os responsáveis em cada estado, vamos receber as doações ou retirá-las onde for necessário. Abaixo, está a lista dos responsáveis pela campanha e como encontrá-los. Se você é de um estado onde a Campanha ainda não está acontecendo, você pode fazer sua doação entrando em contato através do correio eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou com a Secretaria do MST no seu estado.

 

Queremos pão. Queremos rosas. Queremos acesso às diferentes culturas produzidas pela humanidade, tão imensa e tão contraditória. “Queremos uma vida verdadeira” como já dizia o poeta. Queremos muitas bibliotecas, sejam itinerantes ou fixas, em todas as nossas comunidades. Estamos certos de que este grande esforço coletivo levantará não só milhares de livros para nossos jovens, crianças, mulheres e homens do campo, mas possibilitará uma vida mais humana, mais plena e livre. E uma pátria mais justa e soberana! Contamos mais uma vez com seu apoio e solidariedade para mais uma missão nobre, que será o ato de buscar alimento à alma e à consciência, obtendo bons livros.

 

Direção Nacional do MST
Escola Nacional Florestan Fernandes
Instituto Nacional de Educação Josué de Castro

 

Contatos para a doação de livros:

 

 

1. São Paulo – Rosana Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual SP: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (11) 3663-1064 e Secretaria Nacional do MST: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel. (11) 3361 - 3866, com Andrea Francine.

 

2. Rio de Janeiro – Mariana Duque - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual RJ: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (21) 2240-8496.

 

3. Minas Gerais – Sueli Maria - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual MG: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (31)3222 - 3879.

 

4. Rio Grande do Sul – Cedenir Engelmann - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual RS: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (51) 3221 - 9022.

 

5. Paraná – Rodrigo Cordeiro ou Edilson- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual PR: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (41) 3324-7000.

 

6. Pernambuco – Alexsandra Rodrigues - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual PE: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (81) 3722- 3136.

 

7. Ceará – Erivando Barbosa ou Vera Lucia- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual CE: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (85) 3257-5630 ou 3472-6089.

 

8. Brasília – Janderson Barros- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Secretaria Estadual DF: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Tel.: (61) 3322- 5035.

 

Para saber mais sobre a campanha, acesse o site www.mst.org.br.

 

0
0
0
s2sdefault