Correio da Cidadania

Grito dos Excluídos promove coletiva de imprensa nesta quinta-feira

0
0
0
s2sdefault

 

Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda a população

 

Coletiva com Dom Guilherme e lideranças sociais será dia 30, em SP

 

Para repercutir o tema deste ano – Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população – a coordenação do Grito dos Excluídos promoverá uma entrevista coletiva. Entre os convidados estão Dom Guilherme, bispo da CNBB na diocese de Ipameri (GO), e representantes de movimentos sociais, como Lury Paulino, do Movimento dos Atingidos por Barragens, prejudicado pela construção da hidrelétrica de Belo Monte. A coletiva será nesta quinta-feira, dia 30, na sede da CNBB Sul I, em São Paulo.

 

A usina hidrelétrica de Belo Monte é uma das mais polêmicas obras do PAC e encontra-se paralisada por determinação da Justiça. O Grito dos Excluídos não aceita o projeto de construção desta barragem e de outras grandes obras, visto que elas acarretam desalojamentos forçados e mais injustiças no campo e na cidade; desrespeito aos povos indígenas e todo tipo de violação dos direitos humanos.

 

Também participarão da coletiva Éttore T. Meireles representando a juventude, Flávio Brandão (a confirmar) da 25ª Romaria dos(as) Trabalhadores(as), Paula Ribas (a confirmar) da Associação dos Moradores da Santa Efigênia e Ari Alberti, da coordenação do Grito dos(as) Excluídos/as. Abordarão os temas ligados ao Estado, tais como a precária condição do sistema de saúde, habitação, transporte, educação, o extermínio da juventude. E ainda o grande volume de recursos públicos destinados ao pagamento da dívida pública (em 2011 foram destinados R$ 708 bilhões de reais).

 

Por isso, o Grito dos Excluídos defende: queremos um Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população! Trata-se da manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras frente às ameaças que colocam em risco a natureza e o ser humano. Segundo os organizadores do Grito, é necessário que as organizações populares e setores da Igreja Católica se posicionem sobre estes temas tão importantes.

 

O Grito dos Excluídos é um evento nacional e em 2012 celebra sua 18ª edição. De 1° a 7 de setembro serão realizadas ações, seminários e manifestações em todo o país, a fim de apontar as características principais do Estado que almejamos para o Brasil.

 

SERVIÇO:

 

Data: 30 de agosto de 2012

Horário: 14h30 min.

Local: CNBB REGIONAL SUL I

Endereço: Rua Conselheiro Ramalho, 726 - Bairro Bela Vista, São Paulo.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

 

Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos:

Ari Alberti (11) 2272-0627

Karina da Silva Pereira (11) 9372-3919

 

COLETIVA GRITO DOS EXCLUÍDOS 2012 - 18ª EDIÇÃO

 

0
0
0
s2sdefault