V Encontro de Estudos da Realidade Brasileira – O Brasil e a Segunda Guerra: 70 anos depois
- Detalhes
- 04/09/2012
No ano em que se completam 70 anos da declaração de guerra do Brasil aos países membros do Eixo, o Núcleo de Estudos de Política, História e Cultura (POLITHICULT) da PUC-SP, em colaboração com o Departamento de História e Programa de Estudos de Pós-Graduação, promove entre os dias 10, 11 e 12 de setembro de 2012 um encontro dedicado à reflexão, debate e avaliação sobre o significado desse evento na História brasileira.
Entre conferências, mesas redondas, divulgação de pesquisas, o evento abrangerá as raízes políticas e econômicas, a análise da participação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial assim como as ramificações no cotidiano, na memória e culturas nacionais. A programação completa do evento com datas e horários será divulgada também no site.
Informações sobre o Edital para chamadas de Trabalhos AQUI
Programação do evento:
10/9 – das 9h ao 12h – Auditório 333 (3º andar, Prédio Novo)
Conferência de abertura: A FEB e os Problemas Políticos
Oliveiros S. Ferreira
Professor de Relações Internacionais da PUC-SP, professor aposentado da Universidade de São Paulo, professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, redator e ex-diretor do jornal O Estado de S. Paulo.
10/9 – das 19h às 22h – Auditório 333 (3º andar, Prédio Novo)
Conferência: As relações entre Brasil e Portugal na 2ª Guerra Mundial
José Luis Câmara Leme
Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Epistemologia das Ciências. Autor de “Hannah Arendt.Politica y desfactualización”.
11/9 – das 9h ao 12h – Auditório 333 (3º andar, Prédio Novo)
Mesa redonda: Memória dos combatentes, estratégia, tecnologia e aprimoramento das Forças Armadas na 2ª Guerra Mundial
Mediadora: Profa. Dra. Lilian Marta Grisolio Mendes (PUC-SP e Cásper Líbero)
Cesar Campiani Maximiano
Professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro.
Pesquisador do Instituto Meira Matos da ECEME. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Autor de Onde Estão Nossos Heróis.
Alfredo Oscar Salun
Professor da Universidade do Grande ABC. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa desenvolvida no Arquivo do Estado de São Paulo sobre a 2ª Guerra Mundial a partir das análises e notícias dos principais jornais paulistanos da época.
Eduardo Riberi Lobo
Professor do Centro Universitário Assumpção (Unifai). Professor colaborador da Academia da Força Aérea Brasileira e da Escola Superior de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Pós-doutorando com pesquisa ligada a Forças Armadas, conflitos internacionais e geopolítica.
11/9 – das 14h às 17h – Auditório 333 (3º andar, Prédio Novo)
Comunicações de pesquisa coordenadas
Apresentação de pesquisas dos alunos de graduação e pós-graduação
11/9 – das 19h às 22h – Auditório 333 (3º andar, Prédio Novo)
Mesa redonda: A guerra total: Diplomacia, estratégia e negociação entre Brasil e Vichy durante a 2ª Guerra.
Mediador: Prof. Dr. Antonio Pedro Tota (PUC-SP)
Hugo Suppo
Professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutor em História das Relações Internacionais pela Université de Paris III e pós-doutorado na Universidade nacional de Rosario (Argentina).
Escola Superior de Bombeiros da PMESP, ESB – PME
Virgílio Caixeta Arraes
Professor do Curso de Especialização em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Pesquisador do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais. Autor de A Potência em Crise, Os Estados Unidos no século XXI.12/9 – das 9h às 12h – Auditório 117-A (1º andar, Prédio Novo)
Mesa redonda: Do recrutamento ao retorno à vida civil, da 2ª Guerra à Guerra Fria:
Soldados, doutrina política e historiografia
Mediador: Prof. Me. Adriano Marangoni (PUC-SP)
Francisco Cesar Ferraz
É professor da Universidade Estadual de Londrina. Realiza pesquisa de pós-doutorado na University of Tennesse. É autor de Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo onde pesquisou a reintegração social e a memória coletiva dos veteranos brasileiros da Segunda Guerra Mundial.
Sidnei J. Munhoz
É professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Dedica-se principalmente a estudos vinculados a temas como Política Externa Estadunidense, estudo de Cenários e análise das Relações Internacionais e dos conflitos contemporâneos, Guerra Fria no Brasil, Defesa, Movimentos Sociais, Comunismo/anti-comunismo.
Escola Superior de Bombeiros da PMESP, ESB – PMESP, Brasil. Escola Superior de Bombeiros da
12/9 – das 14h às 17h – Auditório 117-A (1º andar, Prédio Novo)
Comunicações de pesquisa coordenadas
Apresentação de pesquisas dos alunos de graduação e pós-graduação
12/9 – das 19h às 21h – Auditório 117-A (1º andar, Prédio Novo)
Conferência de encerramento: Capitalismo em construção – situação econômica do Brasil: da 2ª Guerra à Guerra Fria.
Pedro Cezar Dutra Fonseca
Professor titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre vasta atividade foi diretor presidente da FAPERGS. Desenvolve projeto de pesquisa sobre a formulação e condução da política econômica do Brasil republicano.
Autor de Vargas: O Capitalismo em Construção e RS: Economia e Conflitos Políticos na República Velha, obra contemplada com o Prêmio BNDES de Economia em 1981.
12/9 – das 21h às 22h – (local a ser divulgado)
Confraternização com a apresentação de repertório musical de época.