Nota pelo falecimento do fotógrafo João Zinclar
- Detalhes
- 21/01/2013
Foi com surpresa e consternação que recebemos, no dia 19 de janeiro, a notícia do falecimento de nosso amigo João Zinclar. Sua morte, num acidente de ônibus quando retornava de um trabalho em Ipatinga (MG), foi tão rápida quanto o clicar da sua máquina para o registro de imagens inesquecíveis.
Zinclar começou a vida profissional como metalúrgico, mas percebeu logo cedo que outros caminhos o chamavam. A fotografia e o interesse por causas sociais se tornaram determinantes na sua vida. Pôs seu talento natural a serviço das grandes causas justas. Assim, andando conosco pelo São Francisco, retratou a decadência do Velho Chico, mas também a resistência, as lutas e as esperanças de nosso povo.
Seu livro fotográfico “O rio São Francisco e as Águas no Sertão”, lançado em 2010, com quase 200 imagens retratando o Velho Chico e o seu povo, foi nominado por Washington Novaes, em outras palavras, como “uma obra monumental”. Para Zinclar, colocar a sua fotografia a serviço da luta do povo era “gratificante”.
Solidarizamo-nos de todo coração com os familiares e amigos de João. Ele permanecerá conosco em cada luta do São Francisco, em cada rosto de nosso povo, em cada gota d’água ainda viva de nosso rio, perenizados na magia de suas fotos.
Articulação Popular São Francisco Vivo.