Ralph Nader afirma que as grandes empresas tomaram o controle do governo dos EUA: “fascismo estadunidense”
- Detalhes
- 07/06/2013
Ralph Nader, histórico defensor dos consumidores e ex-candidato presidencial, descreve os Estados Unidos como um “país em trajetória de terceiro mundo” e conclama um novo movimento de massas para questionar o poder que as grandes empresas têm em Washington.
“Não é algo extremo dizer que nosso sistema de governo agora é um ‘fascismo estadunidense’. Trata-se do controle do governo por parte de grandes empresas, algo que Franklin Delano Roosevelt definiu em 1938 como fascismo”, afirmou Nader.
“Temos o salário mínimo mais baixo do mundo ocidental. Temos a dívida mais alta dos consumidores. Temos o maior índice de pobreza infantil, o maior índice de pobreza de adultos, um enorme subemprego, e as obras públicas em decadência, mas há multimilionários e empresas com lucros extraordinários. Eu pergunto aos estadunidenses: qual é o seu limite? Quando vão deixar de usar desculpas e justificativas? Quando vão deixar de superdimensionar esses poderes, sabendo que vocês têm o poder neste país, caso se organizem?
Nader acaba de publicar um novo livro, “Told You So: The Big Book of Weekly Columns” (Eu avisei: o grande livro das colunas semanais).
Fonte: Democracy Now.
Traduzido por Correio da Cidadania.