Correio da Cidadania

Eleição em Honduras: resultados são contestados

0
0
0
s2sdefault


Hoje à tarde, horário de Brasília, o presidente do Partido Libre, de Honduras, Manuel Zelaya, informou que existem sérias irregularidades na apuração dos votos e insistiu junto às autoridades eleitorais para que apresentem as atas de votação. Ele garante que os resultados apurados pelo partido são diferentes e é preciso que tudo seja muito transparente. Caso contrário, não aceitarão o resultado. Zelaya diz que existem mais de 20% de urnas não apuradas. Como a diferença de votos é pequena é necessário que tudo seja contabilizado e de forma que a população possa acompanhar.

 

Desde o começo da apuração era visível a vantagem da candidata Xiomara Castro, mas, com pouco mais de 50% das urnas apuradas o TSE proclamou o candidato do Partido Nacional vencedor. “Não aceitaremos o resultado se nossos técnicos não puderem avaliar o processo. Nossas pesquisas dão vitória à Xiomara por quatro pontos percentuais. Defendermos o resultado nas ruas”.

 

Conforme informações do Partido Libre, mais de 1700 atas não estão contabilizadas nos resultados, justamente as de um estado do país onde o partido tem mais força. Zelaya pediu que a população se mantenha firme nas ruas até o último voto.

 

Observadores internacionais estão se manifestando na internet denunciando compra de votos e outras irregularidades.

 

Vídeo denuncia fraude: http://www.youtube.com/watch?v=l274TWLr6J8


Fonte: Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) da UFSC.

0
0
0
s2sdefault