Maioria dos estadunidenses apoia a normalização das relações com Cuba
- Detalhes
- 11/02/2014
A maioria dos estadunidenses está a favor de mudar a política de Washington em relação Cuba após mais de meio século de bloqueio à ilha, segundo uma pesquisa publicada hoje.
De acordo com o estudo, elaborado pelo centro de pensamento bipartidarista Atlantic Council, 56% dos estadunidenses é a favor de uma "mudança" na política sobre a ilha.
Mais surpreendente ainda é a postura da Flórida, tradicional bastião extremista, mas onde a cifra de pessoas favoráveis a uma "normalização das relações" é ainda maior que a média nacional, com 63%.
"É hora de mudar de rumo, é hora de modernizar nossa política em relação a Cuba", sustenta o senador democrata Patrick Leahy na apresentação da sondagem em Washingotn. A politica do embargo "em vez de isolar Cuba isolou a nós mesmos frente à América Latina", recordou.
No mesmo sentido se expressou o senador republicano Jeff Flake, que destacou a importância dos dados sobre a Flórida. "Sempre me disseram que o motivo de não se mudar a política é a F-L-Ó-R-I-D-A", disse. Esta pesquisa "elimina esse argumento", afirmou.
Veja também:
Link da matéria no Atlantic Council.
Por Cubadebate, tradução do Diário Liberdade, com informação de DPA.