Correio da Cidadania

Sobre a paralisação do futebol brasileiro

0
0
0
s2sdefault


Para mais de 80% dos clubes profissionais nos país, o futebol brasileiro já está paralisado. Com o fim dos estaduais, mais de 500 clubes fecham as suas portas e com isso deixam mais de 12 mil atletas sem emprego pelo resto do ano (confira aqui a lista dos clubes sem atividade: http://bit.ly/bsfc_todosostimes).



Existe a falsa ideia de que ser jogador de futebol no Brasil é sinônimo de sucesso. Porém, esta não é – nem de longe – a realidade da maioria dos jogadores no país, que agora parte à procura de algum emprego provisório enquanto esperam pelos campeonatos estaduais do ano que vem. Exemplo disso, é o que vimos em reportagem da Folha de S.Paulo sobre o estadual de Roraima: http://bit.ly/estadualroraima. Descrevendo-os como os "Ciganos da Bola", a reportagem conta a história das dificuldades enfrentadas por jogadores Brasil afora e faz um retrato sobre o estado do futebol no país.



Mesmo em um cenário como esse, o principal responsável pelo estado do futebol brasileiro se diz preocupado única e exclusivamente com a Seleção e a Copa do Mundo. Nos manifestamos no domingo para chamar atenção ao lado ignorado do futebol brasileiro, aquele que não é prioridade para a CBF. Com a faixa: "Final de campeonato: 1 campeão, 500 clubes sem atividades e 12 mil desempregados" entramos em campo em diversas finais dos estaduais, mas até a nossa faixa acabou ignorada pela TV.



É preciso deixar claro que o Bom Senso FC defende a criação da Série E justamente para que esses clubes possam jogar ao longo de todo ano. Ninguém está propondo a morte dos estaduais. Muito pelo contrário, estamos pedindo estaduais mais enxutos, competitivos e, consequentemente, rentáveis. Estaduais mais curtos não prejudicariam os clubes menores, pois isto seria compensado pela capilaridade do Brasileirão com séries A, B, C, D e E ao longo de todo ano, com todos os clubes de futebol profissional do Brasil envolvidos.



O Bom Senso FC existe justamente #profutebolnãoparar, e precisamos do apoio dos torcedores para pressionar os tomadores de decisão do nosso futebol.



Conheça nossas propostas e assine a petição
www.bomsensofc.org



Fonte: Bom Senso Futebol Clube.

0
0
0
s2sdefault