Duménil debate A crise do neoliberalismo em São Paulo, Foz do Iguaçu e Porto Alegre
- Detalhes
- 24/04/2014
O economista francês Gérard Duménil, pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), estará no Brasil nas próximas semanas para o lançamento de A crise do neoliberalismo, pela Boitempo Editorial, obra escrita em parceria com o também pesquisador Dominique Lévy, que apresenta um tratamento ambicioso e original da atual crise econômica global e um relato criterioso dos fatores que levaram a esse declínio. Ele se apresenta em São Paulo no dia 24/04, às 19h, na Biblioteca Mario de Andrade.
Em recente entrevista ao Valor Econômico, Duménil afirmou que a crise econômica mundial iniciada em 2008 poderá se estender por um período superior a dez anos. Esse prazo longo, maior do que ocorreu com outras crises no passado, deve-se, segundo ele, ao fato de não ser possível ainda ver uma saída para Europa e Estados Unidos, que têm problemas com o significativo aumento da dívida pública.
O economista destaca no livro as políticas econômicas cada vez menos liberais nos Estados Unidos pós-crise, como o aumento do protecionismo no comércio internacional e uma política econômica mais intervencionista, mas descarta que essas mudanças estejam levando os Estados Unidos, ou mesmo o mundo, para um compromisso mais à esquerda e fala do avanço de um "capitalismo neogerencial".
Informações:
São Paulo - Palestra no ciclo "Democracia na história"- 24 de abril | 19h - Biblioteca Mário de Andrade | Auditório - Rua da Consolação, 94 | Centro - Próximo da estação Anhangabaú do metrô - 3256-5270 e 3241-4384
Confira a página oficial do evento no Facebook
Foz do Iguaçu - 5 de maio | 18h30 Auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu - R. Quintino Bocaiúva, 577, Centro.
Porto Alegre - A crise do neoliberalismo: origens, desenvolvimento e perspectivas -8 de maio de 2014 | 14h30 - Fundação de Economia e Estatística | Auditório -Rua Duque de Caxias, 1691