Correio da Cidadania

Com participação de MTST e MPL, dia de protestos contra a Copa terá ações descentralizadas desde a manhã em SP

0
0
0
s2sdefault

 

Diversos movimentos sociais irão participar nesta quinta (15/05) do Dia Internacional de Lutas contra a Copa, que inaugura o calendário de protestos contra impactos do Mundial de 2014.

 

A partir de convocação da rede nacional de Comitês Populares da Copa, ações e protestos estão sendo organizados em mais de 50 cidades brasileiras e em outros países para esta quinta feira (15/05). O dia foi batizado de “Dia Internacional de Lutas Contra a Copa” pelos Comitês Populares da Copa em encontro nacional em dezembro de 2013.

 

Em São Paulo, este será o primeiro ato de rua do ano organizado pelo comitê local e deve inaugurar o calendário de protestos contra os impactos do Mundial de 2014 na cidade. Entre as razões elencadas para o protesto, estão as 10 mortes de trabalhadores na construção das arenas do Mundial; a remoção forçada de 250 mil pessoas por conta de obras; a proibição do trabalho ambulante e de artistas independentes pela Lei Geral da Copa; a violência cometida contra a população em situação de rua; a elitização dos estádios e a privatização do espaço público.

 

Mais de 90 grupos e 30 indivíduos assinaram o manifesto do Comitê Popular de São Paulo, entre eles, o MPL-SP (Movimento Passe Livre de São Paulo), a CMP (Central de Movimentos Populares), coletivos estudantis, artísticos e outros movimentos sociais, como as Mães de Maio e a Comissão Nacional dos/as Ambulantes. O texto reivindica 11 mudanças concretasrelativas à Copa do Mundo, entre elas a realocação “chave-a-chave” de moradores removidos, mas coloca como principal bandeira do 15M a garantia da liberdade de manifestação antes, durante e depois da Copa.

 

Os grupos prometem estar presentes no ato, organizado pelo comitê, às 17h na Praça do Ciclista.

 

O MTST (movimento dos trabalhadores sem-teto) anunciou que irá compor o dia internacional de lutas contra a Copa com seis ações na manhã desta quinta-feira (15/05) em São Paulo e com protestos em outras cidades, como Rio de Janeiro e Fortaleza. Na semana passada, o MTST ocupou a sede das principais empreiteiras envolvidas nas obras do Mundial de 2014.

 

Para mais informações, acesse: http://comitepopularsp.wordpress.com/

 

Serviço
Dia 15 de maio de 2014 – quinta-feira.
Concentração: Praça do Ciclista (Avenida Paulista, entre as ruas Bela Cintra e Consolação)
Horário: 17h
Destino: Estádio do Pacaembu

0
0
0
s2sdefault