Subcomandante Marcos deixa de ser porta-voz do Exército Zapatista
- Detalhes
- 26/05/2014
Decisão foi tomada por "mudanças internas"; principal porta-voz do movimento mexicano assumirá nome de Galeano, companheiro morto em maio.
O principal porta-voz do EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional), Subcomandante Marcos, deixou de integrar o movimento guerrilheiro mexicano. Alegando "mudanças internas no grupo", o anúncio foi feito neste domingo (27) por meio de um comunicado.
"A substituição do comando não se dá por doença, ou morte, nem por deslocamento interno, disputa ou depuração" e sim por "mudanças pelas quais o EZLN passou e passa", esclareceu o líder histórico do grupo armado, que completou 20 anos de existência no mês de janeiro.
O porta-voz zapatista afirmou ainda que a partir de agora não responderá mais pelo nome de Marcos; seu novo nome será "Galeano", em homenagem a um companheiro zapatista recentemente morto. "Por minha voz não será mais falada a voz da EZLN", escreveu.
Em 1º de janeiro de 1994, um grupo de indígenas encapuzados e armados liderado pelo EZLN ocupou várias cidades no Estado de Chiapas no mesmo dia em que entrava em vigor o Nafta, tratado de livre comércio assinado pelo México, Estados Unidos e Canadá, durante o governo de Carlos Salinas de Gortari.
Fonte: Brasil de Fato.