Correio da Cidadania

Brasil – Estados Unidos: a imprudente ufania de início de mandato

0
0
0
s2sdefault

Resultado de imagem para dilma e lula 2011

Ao longo da dupla administração (2003-2010), o presidente Lula da Silva desfrutou de bastante prestígio internacional. Parte disso havia decorrido de sua carreira pregressa como sindicalista de êxito ainda no final do período ditatorial castrense – março de 1979 – em São Paulo.

Ao chegar ao Planalto em janeiro de 2003, após a desastrosa gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), ele seria considerado a esperança da esquerda democrática ocidental, já cética concernente a Hugo Chávez na Venezuela e decepcionada na França com Lionel Jospin, fora do poder desde maio de 2002.  

Sua sucessora, Dilma Rousseff, herdaria os bons índices de popularidade quando do encerramento de seu governo. A eleição presidencial de 2010 não havia demonstrado sinal de bons augúrios porque as duas candidaturas principais enfatizaram de modo positivo o tom tecnocrático: gestor ou gerente ao invés de político.

Assim, a necessária transformação social incisiva cederia lugar à continuidade onde ocorreriam pequenos ajustes, isto é, ligeiras variações do modelo em vigor – neoliberalismo acanhado. Portanto, nem reforma haveria.

Nas primeiras semanas de 2011, a administração Rousseff seria prestigiada com a vinda do presidente Barack Obama ao Brasil, a despeito de sua visita não ter trazido benefício à sociedade no curto prazo, como investimentos maciços ou programas de cooperação técnica, por exemplo.

Embora de maneira involuntária, haja vista seu passado na oposição à ditadura militar, o governo da presidente, ao alterar logo a postura diplomática no tocante a direitos humanos de países do Oriente Médio e adjacências como Irã e Líbia, aproximar-se-ia na retórica do de Obama.

Seria a primeira diferença na política externa se cotejada com a de seu antecessor Lula da Silva. Todavia, ao deslocar-se à China ainda em 2011, ela não abordaria o tema lá. Sua vontade na relação com grandes potências, como Washington e Pequim, seria a de estimular o incremento do comércio bilateral.

No campo multilateral, a dirigente acolheu o canto da sereia tal qual seus predecessores, ao acreditar na possibilidade de reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CS/ONU) no curto prazo por encanecimento da instituição, vez que sua idealização remontava ao pós-II Guerra Mundial.  

Aos seus olhos, a modificação do órgão não seria mero ‘capricho do Brasil’, porém medida necessária para alçá-lo ao presente século com a correta calibragem de forças da comunidade global - http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/discursos/discursos-da-presidenta/discurso-da-presidenta-da-republica-dilma-rousseff-na-cerimonia-de-formatura-da-turma-2009-2011-do-instituto-rio-branco 

Referendou o simbolismo ufanista do início do mandato de Dilma Rousseff sua indicação, de acordo com o semanário Time, entre as cem pessoas mais influentes do planeta. Seu predecessor em oito anos havia sido escolhido duas vezes – 2004 e 2010.

Ela figurou na lista ao lado dos líderes da Alemanha, Estados Unidos, Israel, Grã-Bretanha, Coreia do Norte e França. Hoje, continuam Merkel, Netanyahu e Kim Jong-Un ao passo que democratas norte-americanos e trabalhistas brasileiros, por diferentes vias, foram defenestrados do poder em 2016.

Leia outros artigos do autor relacionados ao tema

Virgílio Arraes

Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e professor colaborador do Instituto de Relações Internacionais da mesma instituição.

Virgílio Arraes
0
0
0
s2sdefault