Correio da Cidadania

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Os republicanos não informam à opinião pública que a insubsistência temporária dos governos europeus decorre de destinações cada vez mais amplas do orçamento para o pagamento de juros da dívida pública, utilizada para financiar o próprio endividamento.

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Desponta à sociedade americana a seguinte inquietação: não seria o momento de alterar lá o norte da política externa, uma vez que não há modernidade aferroada ainda ao período da Guerra Fria?

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Apesar da conversão ao ideário conservador, eles beneficiam-se perante o eleitorado progressista por conta da intensidade da alteração comportamental à direita. Os neoconvertidos ao liberalismo ainda conseguem confundir muitos cidadãos, ao afirmar que políticas sociais compensatórias seriam, no curto prazo, o início de um longuíssimo caminho para modificações profundas.

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O presidente Barack Obama chega ao fim do primeiro semestre do presente ano sem conseguir uma recuperação expressiva no índice de emprego e sem encaminhar bem sua proposta orçamentária. O incômodo ao cidadão médio não provém da contenção ao terror, mas da ineficiência das medidas econômicas. 

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Em 2012, os democratas não contam mais com o entusiasmo do eleitor, mas com o receio. Embora não haja a possibilidade de progressismo com eles, o eleitor teme o conservadorismo ainda maior dos republicanos. Desta maneira, as chances de reeleição de Obama são expressivas.

 

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O governo Obama chega ao fim do terceiro ano com a taxa de desemprego levemente acima de 9%, praticamente um ponto acima da do começo de sua administração em 20 de janeiro de 2009.

 

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Em 2011, a Casa Branca ampliou ao alto oficialato delas maior autonomia dentro de suas respectivas forças. Diante do fracasso dos contingentes ostensivos nas duas guerras asiáticas, ela aposta para o próximo ano na repercussão de operações espetaculares das forças de elite, as quais, sem influir de maneira decisiva nos combates, podem obter bons resultados no curto prazo, ou seja, no tempo do processo eleitoral. 

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Poderá propiciar maior credibilidade ao país, desde que a futura gestão de Graziano aproveite a oportunidade e proponha-se a reformar a instituição, observada há muito como burocrática e ineficiente.

 

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Desprovido momentaneamente o Iraque de identidade nacional, o governo Obama terá de negociar durante muito tempo de modo segmentado. O desgaste do campo de batalha passa a partir de 2012 para o da diplomacia.

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Com a vitória de Reagan, a atenção a direitos humanos seria substituída por outra, a democracia. Isso desaguaria na aceitação de alterações meramente compensatórias, nunca estruturais. A troca de prioridade dos EUA viabilizou a várias ditaduras prolongar a sobrevivência, ao desenvolver a fórmula da transição sempre negociada.

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Embora despesas sociais tenham sido invocadas para justificar o alargamento da dívida, como as da área de saúde, o objetivo real foi o de manter os gastos militares nos mesmos patamares. Satisfeito o intento, o andamento do governo Obama ajuda parcialmente a explicar a guinada ainda mais conservadora dos republicanos.   

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2012 já se iniciou para os políticos norte-americanos, por causa das eleições presidenciais. Os temas principais do debate eleitoral são a economia, em lenta recuperação, e a política externa, de desgastada execução, apesar do imperialismo ‘humanitário’ da atual gestão.

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