Correio da Cidadania

Nações como corporações de capital estrangeiro

0
0
0
s2sdefault

 
Hondurenhos à espera de cruzar fronteira da Guatemala com o México

Enquanto os bancos se tornam governos autênticos dos países, as nações gradualmente se transformam em corporações ou empresas de capital estrangeiro que escravizam a força de trabalho. Capital ou dinheiro não tem nacionalidade. Sua pátria são as contas, escondidas por seus proprietários para não pagar impostos. Tradicionalmente essas contas estavam na Suíça ou nas Ilhas Virgens, mas agora estão espalhadas pelo mundo em muitos centros, transformadas em caixas de dinheiro e são a verdadeira terra natal daquele 1% que monopoliza as riquezas do planeta.

Isto é especialmente verdadeiro para países pequenos como Honduras, que provavelmente nunca foi um país mesmo, mas sim um grupo de fazendas possuído por um grupo de famílias e agora a caminho de se tornar definitivamente uma corporação de capital estrangeiro sem cidadãos. Os deixados para trás são apenas empregados miseráveis com salários miseráveis.

A empresa de capital estrangeiro retira todas as terras de seus habitantes excedentes, que depois migram a pé em busca de outras terras. Os únicos “nacionais” que Honduras tem atualmente são Orlando Hernandez e seu quadro de traficantes de cocaína, os únicos que se sentem em casa no país (embora provavelmente preferissem viver em Miami e ser norte-americanos) e talvez os militares dos EUA estacionados na base de Palmerola.

Os traficantes são provavelmente os únicos que podem andar pelas ruas de Tegucigalpa ostentando com a impunidade de seus privilégios de elite preservados apenas pelo medo ou a ignorância do povo; uma ignorância que eles fazem tudo ao seu alcance para encorajar. Não incluo os soldados da base estadunidense, porque certamente eles gastarão seu tempo sonhando em voltar para casa de tempos em tempos; um país que provavelmente também se transformou em uma imensa corporação de capital estrangeiro com quatro ou cinco subsidiárias (Blackrock, Vanguard Group e, claro, o grupo Carlyle, o mais emblemático).

Cidadãos sem pátria ou com uma população encolhida como a Síria talvez se consolem um pouco por sua desgraça, ao verem que o capital, nas mãos de alguns xeiques árabes, está convertendo estadunidenses de classe média ou classe baixa em funcionários de Bin Salman, diminuindo lentamente salários.

Um modelo que também ameaça países ricos

Por mais escassos que venham a ser os direitos dos hondurenhos que conseguirem entrar no país de adoção, a madrasta que poderiam ser os EUA, eles sempre terão mais do que em seu próprio país, onde não têm nada e onde sua morte não é novidade.

Agora, finalmente, tornaram-se “novidades” após muitas décadas como vítimas anônimas, graças a uma jornada épica a pé, atravessando as terras hostis da América Central e da América do Norte: terras hostis àqueles que não têm mais capital do que apenas suas mãos, ou sua sagacidade, desde que não as usem para fomentar o crime e roubo.

É possível que aqueles mexicanos que contemplam essa diáspora, e também estejam sujeitos ao abuso de chefes da máfia local apoiados por Washington, sintam um pouco de sorte, pensando que estão em um degrau mais alto da pirâmide global, e não me refiro à asteca, mas à pirâmide do esquema perpetrado pelos diretores do grupo Vanguard ou Carlyle. Mas é uma falsa sensação de consolo. Ela só permite que os mexicanos se enganem porque as corporações de capital estrangeiro continuarão a oprimi-los do mesmo jeito. Essa consolação sem esperança serve aos figurões dos bancos e das empresas, na medida em que os mexicanos não se tornam plenamente conscientes da opressão que sofrem e não decidem se rebelar contra ela.

Enquanto isso, a nação de Honduras está a caminho de se tornar universal, porque é um modelo que os proeminentes executivos da Chiquita querem exportar para o mundo inteiro. Eles não querem apenas enviar bananas. Eles também estão comprometidos em exportar escravidão e miséria, pois isso faz parte do modelo. E os mexicanos e os próprios norte-americanos estão se tornando hondurenhos de uma maneira muito rápida, e se os imigrantes não se apressarem em entrar no país do norte o mais rápido possível, poderão encontrar uma nação tão tirânica quanto a deles, mas de um tamanho muito maior. Porque a verdadeira missão que Trump confiou ao exército na fronteira com o México não é apenas impedir seu progresso, mas manter intacta a miragem de que sua nação é livre e próspera, quando deixou de ser, há alguns anos.

A administração Bush, por meio de uma eleição fraudada, tomou o cuidado de cortar as garantias constitucionais com sua falsa guerra contra o terrorismo (que nada mais é do que uma guerra contra as liberdades da América e do resto do mundo). Isso deu início ao longo caminho para privatizar a pátria e entregar sua riqueza nas mãos de alguns empresários que frequentemente se disfarçam de políticos e mudam a legislação à vontade e em benefício próprio. Parece-me muito revelador que uma empresa de banana como a Chiquita (porque a banana é a empresa e não a nação) é responsável por manter a distância a sede de liberdade e justiça do povo hondurenho.

Desse modo, os hondurenhos são diminuídos, e uma imagem distorcida deles é projetada para o mundo, o que permite que seus opressores os mantenham no status de servos ou camponeses ignorantes que servem apenas para trabalhar uma terra que não lhes pertence, com salários de semi-inanição. Se Honduras é uma república de bananas, é porque as empresas de capital estrangeiro da banana, como a Chiquita, estrangulam seu desenvolvimento. O papel desempenhado por Chiquita no financiamento dos esquadrões da morte da Colômbia está bem demonstrado quando eles foram condenados a pagar uma multa “simbólica” de US $ 25 milhões para financiar os grupos de autodefesa naquele país.

Fascismo corporativo

Os diretores da Chiquita poderiam ter economizado o dinheiro pago aos esquadrões da morte aumentando o salário e melhorando a cobertura de seus empregados (em vez de cortá-lo como pretendem fazer agora em La Lima). Devemos nos perguntar, então, por que eles não fizeram isso? Tal comportamento gratifica o ego dos executivos que sentem um prazer sádico em subjugar e oprimir seus empregados sob a sola de seus pés para se sentirem importantes? Eles são forragem psiquiátrica? Eles são pervertidos que precisam desesperadamente de alguém para derrubá-los em um sofá para serem psicanalisados? Essa é a única explicação? Ou tal iniciativa teria encontrado a rejeição das elites colombianas, de um perfil não menos sinistro? Quem contempla qualquer melhoria nas condições de vida das classes humildes daquele país como uma ameaça? Eles temem que essa melhora desperte a inveja de outros setores da população que poderiam reivindicar, por sua vez, mais condições de vida para si mesmas?

A relação entre o fascismo corporativo e o sadomasoquismo é muito clara. Não é necessário consultar qualquer especialista em doenças mentais sobre isso. O problema, ou um deles, é que as vítimas do sadismo dos fascistas geralmente não se apresentam voluntariamente. Sobre o sadismo dos assassinos, eu não quero brincar porque é muito terrível.

Quanto a isso, a escola psicanalítica argentina nos falhou; não penetrou no coração do horror, não sentou os assassinos no sofá e, infelizmente, nem no banco dos réus para cavar o lixo de suas mentes, mais atormentando do que atormentadas, e profundamente doente com uma doença infecciosa que parece notavelmente com a raiva. Você só precisa ler suas declarações ameaçadoras.

Mas talvez a psicanálise quisesse transformar o paciente para que ele se integrasse melhor ou pior em uma sociedade doente, e não para transformar a sociedade doente como um todo, e eu quero dizer na sociedade de todos. Porque na nova ordem neoliberal surgem psicopatas como cogumelos. A psicopatia é a cultura que mais é favorecida, junto com a soja transgênica. Eles são psicopatas transgênicos alimentados com Kelloggs regada com glifosato.

Devemos nos perguntar essas coisas porque não basta acusar as corporações de todos os males deste mundo. Suas más práticas prosperam em sociedades de tradição autoritária que prevalecem na maioria dos países latino-americanos (e cada vez mais em toda parte) onde o homem armado é adorado, e a solidariedade ou a luta desinteressada pelo bem comum é considerada uma desonra. É um culto à morte e armas que se espalha por toda parte com o fascismo, e isso também corrói a sociedade norte-americana.

A exaltação “perversa” do valentão, tanto por parte dos homens quanto das mulheres, intensifica-se com a crise e ameaça mergulhar todos nós em uma nova conflagração global de consequências apocalípticas. Os novos tempos e o novo modelo propõem o vilão como um herói. Não podemos nos cansar de repeti-lo: o dinheiro para pagar os bandidos e assassinos era estrangeiro, mas os assassinos são nativos.

Chiquita mudou de propriedade (supostamente, porque é impossível saber quem está se escondendo atrás daquele nome de aparência inocente), mas não parece estar disposta a mudar suas práticas. E agora está empenhada em quebrar as greves, utilizando o exército hondurenho, que é na verdade o exército da Chiquita. Vimos isso em La Lima, na Colônia San José, não muito tempo atrás, onde 400 trabalhadores foram fuzilados e vários deles foram torturados. A Chiquita Honduras demitiu 105 trabalhadores em retaliação e 34 mandados de prisão foram emitidos contra os líderes do comitê de greve.

Os contatos que a Chiquita Brands manteve com figuras proeminentes do panorama político e econômico norte-americano são muito claros. Muitos acusam-na de estar por trás do golpe que depôs Zelaya. A Chiquita era representada por um poderoso escritório de advocacia dos EUA, a Covington & Burling LLP e sua empresa de consultoria, a McLarty Associates. O procurador-geral do presidente Obama, Eric Holder, era um sócio de Covington e advogado de defesa de Chiquita quando a empresa foi acusada de contratar os esquadrões da morte na Colômbia. O embaixador de George W. Bush na ONU, John Bolton, atualmente conselheiro de segurança nacional de Trump, trabalhou como advogado para essa empresa, e o vice-presidente da McLarty Associates era ninguém menos que John Negroponte, que desempenhou um papel importante na guerra contra-sandinista na Nicarágua.

Para os capitalistas, tudo

As organizações e os indivíduos que conspiram em Honduras são, sem dúvida, os mesmos que querem pôr fim à democracia nicaraguense ao se disfarçarem como uma organização sem fins lucrativos ou altruísta, hoje denominada Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança. A antiga Escola das Américas onde o general Romeo Vásquez fez seus estudos como apoiador do golpe, graduou-se para um novo nome assim como Vásquez se formou “cum laude” nas técnicas de tortura, intimidação e extermínio. O fato de que tal escola permaneça aberta apesar de sua sangrenta história de desonra e infâmia nos dá uma ideia de quão altamente ela é estimada na nova ordem mundial (que é a mesma que a antiga, só que pior). O grau de impunidade de que gozam os criminosos de guerra, é desenfreado.

Precisamos de uma organização sem fins lucrativos ou filantrópica que nos diga quais ONGs são dignas do nome, e isso não inclui a Cosa Nostra ou a Ndrangheta entre seus membros, que em breve se chamarão de organizações filantrópicas. Eu recomendo a Front Line Defenders, comprometida com o esclarecimento do assassinato do defensor da terra, e presidente do Muca, José Angel Flores, bem como o defensor Sr. Silmer. Outro capítulo terrível da história de Honduras que merece um ensaio separado.

Se tentarmos descobrir a nacionalidade de uma corporação como a Chiquita, entramos em um autêntico labirinto onde é difícil não nos perdermos. Segundo algumas fontes, é - em teoria - suíça. A Suíça, a terra natal das fortunas evitadas, é um país ideal e opaco como nenhum outro para esconder seus ganhos, mas sua sede é no cantão de Vaud e na Flórida, o que significa que tem pelo menos uma dupla nacionalidade.

O grupo Safra Cutrale que a adquiriu há pouco tempo é uma rede internacional de empresas que tem sede em São Paulo, ou seja, no Brasil, o país perfeito para estabelecer a sede de uma corporação como essa, agora que Bolsonaro e a ultradireita governam. Os executivos da Chiquita decidiram tornar a empresa brasileira porque, em um país tão corrupto quanto esse, onde juízes condenam pessoas sem base legal e com base em depoimentos falsos, seus crimes nunca virão à luz.

Safra e Cutrale, os novos donos da Chiquita, não só comercializam bananas, mas também comercializam soja transgênica, que é uma cultura que se espalha como o câncer fascista através da Argentina, Paraguai e Brasil e, assim como o neoliberalismo, toma conta desses países. O cultivo da soja prospera e já representa 50% das terras aráveis da Argentina. Isso, no entanto, compromete a segurança alimentar e contribui para espalhar a fome que seus defensores dizem que pretendem combater.

A expulsão violenta de fazendeiros de suas terras e a introdução de mudanças na legislação que favorecem o cultivo dessas culturas sustentam a concentração de terras e riquezas em poucas mãos. É extremamente irônico que os lucros de tais colheitas sejam dedicados a pagar a dívida nacional contraída por políticos corruptos ou membros do exército seguindo o sábio conselho do FMI. Como muitos já sabem, essa instituição é especialista em arruinar a economia dos países, com o único objetivo de engordar suas contas e as dos financiadores que são muito experientes em truques de todos os tipos. Essas práticas fraudulentas também merecem um ensaio separado.

A soja transgênica (generosamente irrigada com o inseticida carcinogênico da Monsanto) não apenas ameaça a segurança alimentar da Argentina, mas também é uma ameaça à saúde em todo o mundo, já que esse pesticida venenoso foi encontrado em proporções alarmantes em uma infinidade de alimentos consumidos em toda parte. A opressão nas Américas não vem de graça para o resto de nós: nós a servimos em uma bandeja, e vestida com substâncias cancerígenas. Os lobbies farmacêuticos (a Monsanto se fundiu com a Bayer não muito tempo atrás) são muito ativos subornando ou pressionando deputados europeus (como Richard Ashworth e John Agnew) que jantam juntos em restaurantes que servem comida orgânica. Naturalmente, o glifosato é deixado para as massas. [1]

Assim, se Honduras é descrita como uma república de bananas, já podemos falar de uma república de soja no Brasil, no Paraguai e na Argentina, ou seria melhor chamá-las de ditaduras de soja? Monsanto empobrece a todos nós, pois empobrece a variedade de sementes e as degrada e adoece; reprimir os pequenos agricultores e suprimir a diversidade na agricultura e colocar os países de joelhos diante das grandes corporações de capital estrangeiro do complexo alimentar, farmacêutico e de armamentos. Os banqueiros estrangeiros só podem sorrir.  

Honduras é uma prioridade; juntamente com El Salvador e a Guatemala, é a pedra angular onde as mentiras e a tirania nas Américas precisam de muitas escolas. Sua liberdade é a liberdade de todos nós. É por isso que é tão importante ajudá-lo a se libertar para que Honduras exporte não apenas bananas, mas liberdade e justiça para o resto do continente.

Nota:

1) https://corporateeurope.org/food-and-agriculture/2017/10/last-minute-pro...
Traduzido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC do site The Saker.

0
0
0
s2sdefault