Correio da Cidadania

Economia dos EUA: salva pelos imigrantes

0
0
0
s2sdefault

Em 2023, o PIB real dos EUA cresceu 2,5% após a inflação - muito melhor do que o esperado. Isso foi aclamado pela mídia e pelos economistas convencionais como uma refutação aos profetas do apocalipse que afirmavam que a economia dos EUA estava caminhando para uma recessão. Agora, em 2024, os especialistas afirmam que podemos esperar mais do mesmo - crescimento razoável do PIB real, mas desta vez com um retorno à inflação mais baixa e, portanto, queda nas taxas de juros. As falências corporativas serão evitadas e o crescente impacto de novas tecnologias e inteligência artificial aumentará a taxa de crescimento da produtividade do trabalho, preparando o cenário para um período forte de melhoria nos padrões de vida. Perfeito.

Um fator-chave que passou despercebido em grande parte é que o aumento do crescimento dos EUA no ano passado veio de um forte aumento na imigração líquida. Em termos simples, mais trabalhadores geram mais bens e serviços. Um número maior de pessoas recebendo salários significa mais gastos do consumidor. E mais pessoas pagando imposto de renda sobre os ganhos impulsiona as receitas fiscais.

No ano passado, a população dos EUA aumentou 0,9% em 2023, muito mais rápido do que a previsão do Bureau do Censo dos EUA, de 0,5%. E a taxa de participação da força de trabalho em idade produtiva - ou seja, de 25 a 54 anos - atingiu 83,5% em fevereiro, igualando máximos que não eram vistos desde o início dos anos 2000. Grande parte disso se deve à imigração. A economia dos EUA surpreendeu no PIB principalmente por causa da imigração líquida, duas vezes mais rápida do que na Eurozona e três vezes mais do que no Japão.

O crescimento populacional dos EUA está prestes a desacelerar nos próximos 30 anos; nos EUA, de 0,6% ao ano entre 2024 e 2034 para apenas 0,2% entre 2045 e 2054. Portanto, a imigração líquida será a única maneira de a população dos EUA aumentar, especialmente após 2040, quando as taxas de fertilidade dos EUA ficarão abaixo da taxa necessária para uma geração se substituir na ausência de imigração.


A menos que a imigração líquida continue forte, a única maneira de sustentar o crescimento econômico nas principais economias capitalistas será por meio do aumento da produtividade do trabalho. Mas o crescimento da produtividade em todas as principais economias tem desacelerado. E assim, por exemplo, se a força de trabalho dos EUA crescer em cerca de 0,5% ao ano e a produtividade do trabalho aumentar em cerca de 1,5%, então o crescimento real do PIB dos EUA será em média de 2% ao longo da próxima década. Mas é mais provável que tanto o crescimento da força de trabalho quanto o da produtividade sejam menores, então o crescimento real do PIB será muito menor, especialmente se a imigração for contida. Além disso, isso pressupõe nenhuma grande recessão na economia durante o restante dos anos 2020.

Os EUA são o maior lar de imigrantes em relação a qualquer outro país - mais de 45 milhões de pessoas. Os trabalhadores nascidos em outros países agora representam 18,6% da força de trabalho civil em 2023, em comparação com 15,3% em 2006. Sem trabalho de nascidos em outros países, a força de trabalho dos EUA encolheria devido a taxas de natalidade mais baixas e uma força de trabalho envelhecida.

  


A taxa de crescimento dos trabalhadores nascidos em outros países foi de 4,4% em 2023. Já a de trabalhadores nascidos nos EUA, apenas 1,1%.

Essa imigração líquida não é feita por 'ilegais'. Em 2021, apenas 4,6% dos trabalhadores dos EUA eram 'não autorizados', uma parcela que está praticamente inalterada desde 2005. As últimas estimativas da Pew Research indicam que cerca de 10,5 milhões de imigrantes indocumentados vivem nos Estados Unidos. Isso significa que a grande maioria das pessoas nascidas em outros países que vivem nos Estados Unidos (77%) está aqui legalmente.

Durante décadas, um sistema nacional de cotas de origem, aprovado pelo Congresso em 1924, favorecia os migrantes do norte e oeste da Europa e excluía asiáticos. Em 1965, a Lei de Imigração e Nacionalidade criou um novo sistema que priorizava imigrantes altamente qualificados e aqueles que já tinham família vivendo no país. Isso pavimentou o caminho para milhões de imigrantes não europeus virem para os Estados Unidos. Em 1965, 9,6 milhões de imigrantes viviam nos EUA, compreendendo apenas 5% da população, de acordo com o Instituto de Política de Migração. Agora, mais de 45 milhões de imigrantes compõem quase 14% do país. E a maioria deles são trabalhadores qualificados e suas famílias.


Esses 13,6% da população dos EUA são aproximadamente os mesmos que eram há um século. Mas ao longo dos anos, houve uma mudança significativa de onde os imigrantes para os EUA vêm. Os mexicanos ainda representam o maior grupo de imigrantes vivendo nos Estados Unidos. E a rota México-EUA é o maior corredor de migração do mundo. Mas o número total de imigrantes mexicanos vivendo nos EUA tem diminuído há mais de uma década. Estima-se que 10,7 milhões de imigrantes mexicanos viviam nos EUA em 2021, cerca de 1 milhão a menos do que uma década antes.

Enquanto isso, a imigração de outros países, incluindo Índia e China, tem aumentado. Aproximadamente 42% de todos os imigrantes, ou 638.551 pessoas, vieram para trabalhar. E 39% de todos os imigrantes eram da Ásia.

Houve um aumento na imigração desde o fim da pandemia, o que ajudou a sustentar o crescimento do PIB dos EUA. "A reabertura das fronteiras em 2022 e o alívio das políticas de imigração trouxeram um grande aumento na imigração, o que, por sua vez, ajudou a amenizar a escassez de trabalhadores em relação às vagas de emprego", escreveu Evgeniya Duzhak, economista de política regional do Federal Reserve Bank de São Francisco, em um artigo de 2023.

Cerca de 50% do crescimento extraordinário do mercado de trabalho dos EUA recentemente veio de trabalhadores nascidos em outros países, de acordo com uma análise do Instituto de Política Econômica de dados federais. E mesmo antes disso, até meados de 2022, a força de trabalho nascida em outros países havia crescido tão rapidamente que fechou a lacuna na força de trabalho criada pela pandemia, de acordo com pesquisas do Federal Reserve Bank de São Francisco.

O influxo de imigrantes para trabalhar e estudar está ajudando a economia dos EUA - está mantendo uma alta oferta de mão de obra disponível para os empregadores, especialmente nas áreas de grande demanda por mão de obra: saúde, varejo e lazer, também setores de salários relativamente baixos.

A imigração líquida está se tornando vital para o capitalismo dos EUA. De acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso, a força de trabalho dos EUA terá crescido em 5,2 milhões de pessoas até 2033, graças principalmente à imigração líquida, e a economia deverá crescer US$ 7 trilhões a mais na próxima década do que teria sem o novo influxo de imigrantes.

Mas aqui está a questão. Os estadunidenses agora citam a imigração como o principal problema do país, à frente da inflação, da economia e outros problemas com o governo. Todo o discurso é sobre 'ilegais' e o candidato republicano para a eleição de 2024, o ex-presidente Trump, fala em deportar milhões se for reeleito presidente - mesmo que a população estrangeira nascida não documentada esteja diminuindo enquanto os imigrantes legais estão aumentando.

O argumento usual (não racista) contra a imigração é que os níveis salariais dos trabalhadores dos EUA serão reduzidos à medida que os trabalhadores nascidos no país competirem por empregos com trabalhadores nascidos em outros países. Mas até agora, todas as evidências sugerem o contrário. Uma meta-análise de 2017 da pesquisa econômica sobre imigração conduzida pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina sugere que o impacto da imigração no salário total dos nascidos nos EUA "pode ser pequeno e próximo de zero", especialmente quando medido ao longo de um período de 10 anos ou mais.

Há impactos muito mais significativos na participação da força de trabalho na renda adicionada à economia, nomeadamente globalização, sindicatos mais fracos e um salário mínimo federal estagnado. E existem outras razões pelas quais a participação da força de trabalho pode ter diminuído a longo prazo: automação e tecnologia reduzindo a demanda por mão de obra pouco qualificada; e a mudança de manufatura para empregos orientados para serviços, que frequentemente exigem maior nível educacional.

Por enquanto, ao contrário do discurso Trumpista, a imigração para o capitalismo dos EUA é uma boa notícia. Isso poderia mudar se a economia dos EUA entrar em recessão e os empregos se tornarem escassos.

*Gostou do texto? Sim? Então entre na nossa Rede de Apoio e ajude a manter o Correio da Cidadania. Ou faça um PIX em qualquer valor para a Sociedade para o Progresso da Comunicação Democrática; a chave é o CNPJ: 01435529000109. Sua contribuição é fundamental para a existência e independência do Correio.

*Siga o Correio nas redes sociais e inscreva-se nas newsletters dos aplicativos de mensagens: 
Facebook / Twitter / Youtube / Instagram / WhatsApp / Telegram  

0
0
0
s2sdefault