Correio da Cidadania

O perigo da institucionalização

0
0
0
s2sdefault

 

 

Toda classe dominante que se preza, assim que se torna hegemônica, trata logo de institucionalizar sua dominação. Edita leis que valem para todos (inclusive para seus membros) e cria instituições que as aplicam inflexivelmente (inclusive contra seus membros infratores da lei).

 

Desse modo, consegue que sua dominação seja legitimada como expressão de uma ordem jurídica que beneficia a todos.

 

A classe dominante brasileira talvez seja a única a discrepar desse comportamento. Não que faltem leis ou instituições. Pelo contrário, nossa legislação é imensa e os brasileiros não se cansam de louvar seu caráter inovador e progressista: "a mais avançada do mundo". Quem já não ouviu essa frase? Há também repartições públicas em todas as partes.

 

Mas essa institucionalidade toda não passa de aparência: as leis não funcionam para "os de cima" e nem para "os não tão de cima", desde que contem com um "pistolão".

 

Para a grande massa, elas são rigorosas, implacáveis, contornáveis unicamente por meio da propina ou da paciência franciscana nas filas intermináveis.

 

Mas a falta de institucionalização não serve apenas para dar segurança aos poderosos que descumprem a lei. Na verdade, ela cumpre também uma função importante de geração de emprego. Se o país fosse institucionalizado não haveria despachante, seguranças particulares, distribuidores de senhas em repartições públicas, substitutos dos postulantes nas filas do serviço público, autenticadores de documentos, reconhecedores de firmas e uma legião de outros intermediários (legais, não tão legais e ilegais) entre o guichê da repartição e o usuário do serviço.

 

Ainda não se fez um levantamento de quanto dinheiro é pago para essas florescentes profissões, a fim de saber que porcentagem do nosso PIB é gasto (ou melhor: "queimado") em atividades perfeitamente inúteis, caso as instituições funcionassem.

 

Por que a nossa burguesia não institucionaliza sua dominação enquanto as burguesias do Primeiro Mundo o fazem?

 

Porque, apesar de truculenta, a nossa é uma burguesia débil. Uma burguesia que vive de comissões pela prestação do serviço de intermediar os investimentos que as multinacionais fazem em nosso país. Se o país fosse institucionalizado, ela seria dispensada logo em seguida.

{moscomment}

Comentários   

0 #1 Alex Ribeiro Oliveira 29-11-2007 20:33
Mas aí que está a questão, essa situação faz parte da formação das classes dominantes brasileiras,faz parta da forma particular de classe da burguesia brasileira, oriunda é claro, da forma particular do modo como o capitalismo se constituiu aqui. A classe dominante domina, mas também paga tributo externo.
Citar
0
0
0
s2sdefault