Correio da Cidadania

Afinal, quem é o democrata?

0
0
0
s2sdefault

 

Registre-se que Dom Luiz Cappio não está pleiteando o arquivamento definitivo do projeto de transposição do rio São Francisco. Sua greve de fome visa unicamente obter do governo o exame de outras alternativas.

 

E não se trata de algo saído da sua cabeça. Trata-se de uma reivindicação respaldada por opiniões de especialistas do mais alto gabarito, por entidades populares, que examinam o problema da seca há décadas, e, sobretudo, por experiências-piloto que se revelaram extremamente exitosas. Agregue-se ainda que as alternativas propostas representam uma substancial economia de recursos.

 

Lula declarou à CNBB que não pode aceitar o tipo de pressão que Dom Cappio está fazendo, porque criaria um precedente perigoso: qualquer pessoa contrariada em suas pretensões poderia fazer o mesmo tipo de protesto e isto seria o caos.

 

O argumento é falacioso.

 

Se levasse a democracia a sério, Lula não teria tomado uma decisão de tamanha importância - e ainda por cima polêmica - sem precedê-la de um amplo debate público. Cumprido esse requisito, não haveria razão para atender a protestos - neste caso, sim, extremados.

 

Negando-se a realizar uma providência prevista na Constituição, Lula é que está tendo uma conduta antidemocrática, esquecido de que a maioria obtida pela via eleitoral credencia a pessoa a exercer o governo, porém, não a autoriza a proceder sem ouvir e respeitar a minoria.

 

Mas um dos prodígios da mídia consiste nesta capacidade de inverter as posições dos contendores, nas disputas em que estão em jogo os interesses dos poderosos do país. Mediante mil artifícios, ela consegue fazer com que a pessoa que está defendendo a posição razoável, fundada na lei e no bom senso, apareça diante da opinião pública na posição de um desarrazoado, intransigente, autoritário, fundamentalista - epítetos todos que não faltaram nas invectivas dos aduladores do governo contra Dom Cappio. Mas quem está descumprindo a lei, afrontando o bom senso e fazendo prevalecer sua vontade aparece como o ponderado, o conciliador, o democrata.

 

É preciso repudiar energicamente essa impostura!

{moscomment}

Comentários   

0 #2 agradecimentoPlinio Sampaio 13-01-2008 09:14
Prezado Ebenezer, muito obrigado pelo seu comentário, comm o qual concorde inteiramente.
Ainda bem que há pessoas que entendem o gesto do bispo.
Um abraço, Plinio
Citar
0 #1 Sobre interessesEbenézer Pereira Couto 16-12-2007 07:29
Quando a verdade é torcida o povo sofre. Quando o subterfugio prevalece as vozes da razão são emudecidas. É preciso que a voz aparentemente solitária de um bispo ponha a descoberto o banquete do rei, de seus grandes e de suas mulheres, para além de suas concubinas. É preciso denunciar a farsa em que os poderosos, subtraindo o bem comum, bebem o vinho da comunidade e dão louvores aos deuses de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra.
Citar
0
0
0
s2sdefault